Tem sido comum em Belo Horizonte incêndios em condomínios e em edificações comerciais. A prevenção é uma das formas de evitar esse tipo de ocorrência. Toda edificação de uso coletivo, residencial, comercial e industrial deve possuir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
O documento comprova que as instalações possuem condições seguras para abandono em caso de pânico, acesso fácil para o Corpo de Bombeiros. Também fazem parte do AVCB os equipamentos para combate a incêndio, assegurando o atendimento das medidas de segurança projetadas em conformidade com o Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP).
A legislação vigente no Estado de Minas Gerais é a Lei Estadual nº 14.130/2001 e Decreto Estadual nº 44.746/2008. Para conseguir o AVCB o proprietário do imóvel deverá providenciar o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico, elaborado por profissional legalmente habilitado.
Após a aprovação pelo Corpo de Bombeiros, o projeto deve ser totalmente executado. Somente ao final da execução, deverá ser solicitada a vistoria da corporação. Após a vistoria, sendo constatada a execução de todo o projeto, o AVCB será emitido.
Gostaria de ressaltar a importância de manter em bom estado de conservação os extintores, porta corta fogo, mangueiras de combate a incêndio, além das lâmpadas que sinalizam as saídas de emergências.
Para ficar por dentro dos cursos e palestras gratuitos promovidos pelo Sindicon MG é importante acompanhar as nossas redes sociais @sindiconmg. Outro canal importante para ficar atualizado é nosso site https://www.sindiconmg.org.br/ e também nosso WhatsApp (31) 99611-4400.