A onda de calor que atingiu o Brasil nas últimas semanas provocou uma corrida por aparelhos de ar-condicionado e climatizadores. Com a chegada do verão, a partir de 22 de dezembro, a procura por esses equipamentos deve continuar. Mas antes de realizar a compra é importante saber se a rede de energia do condomínio suporta o ar-condicionado que pretende adquirir.
A instalação do ar-condicionado sem um parecer de um profissional especializado em rede elétrica pode danificar outros equipamentos e até provocar incêndios na edificação. Isso acontece em função da sobrecarga na fiação do condomínio. Em alguns casos é necessário a contratação de projeto para que o condomínio tenha condições de receber aparelhos de refrigeração.
Antes de autorizar a instalação de ar-condicionado, o síndico deve fazer uma revisão e, se necessário, a readequação da rede elétrica. A primeira providência é contratar um engenheiro eletricista para fazer a análise da rede e o projeto de readequação.
O planejamento financeiro do condomínio é outro assunto que gostaria de destacar na última coluna do ano. É importante colocar no orçamento de 2024 todas as despesas e melhorias no condomínio. Do planejamento detalhado deve constar, por exemplo, limpeza dos reservatórios de água, das caixas de esgoto e do sistema de calhas, além da revisão de todo o sistema de segurança da edificação.
Gostaria de aproveitar esse espaço para parabenizar os síndicos e síndicos pelo seu dia, 30 de novembro. Neste ano, o Sindicon MG e o Jornal do Síndico realizaram, no dia 25 de novembro, no Hotel Mercure Lourdes, em Belo Horizonte, o 19º Dia do Síndico. O encontro reuniu especialistas que apresentaram temas importantes, além de uma confraternização de nossa categoria.