Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

 

Uso de Equipamentos de Proteção Individual é lei

04/05/2016 Sindicon Legislação

Os funcionários do condomínio, além de receberem o salário em dia, bem como todos os benefícios trabalhistas descritos em lei, também têm o direito de utilizarem os EPIs, Equipamentos de Proteção Individual, ao exercerem suas funções.

A começar pelo uniforme. As conservadoras costumam fornecer a vestimenta para o trabalhador; os condomínios, muitas vezes, não. Mas, oferecer a roupa cer...

A chuva acabou, mas a luta contra o aedes continua

19/04/2016 Sindicon Campanha Contra a Dengue

Com a chegada do outono, o período chuvoso na região Sudeste do Brasil terminou, mas o calor continua forte. Mesmo que o verão tenha acabado, o clima ainda está propício para a reprodução do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chigungnya e zika vírus. Por isso, a prevenção deve continuar, inclusive com a queda nas temperaturas a partir do início de maio.

Isso porque as larvas...

Piscinas de BH terão dispositivo de segurança

08/04/2016 Sindicon Legislação

Os condomínios de Belo Horizonte devem se adequar à nova lei municipal que obriga a instalação de dispositivos anti-sucção nas piscinas. A lei foi sancionada pelo prefeito Márcio Lacerda e publicada no Diário Oficial do Município no dia 2 de abril.

O objetivo da mudança é evitar acidentes como o que aconteceu com uma menina de oito anos no clube Jaraguá em janeiro de 2014. Ao nadar em u...

Parceria SUS, Prefeitura de BH e Sindicon

31/03/2016 Sindicon Campanha Contra a Dengue

...

Ao abrir a porta, confira se quem bate é mesmo um ACE

08/03/2016 Sindicon Campanha Contra a Dengue

No dia 1º de março, três homens e uma mulher vestidos com roupas bem semelhantes ao uniforme de Agente de Controle de Endemias (ACE) da Prefeitura de Belo Horizonte, tentaram assaltar uma casa do bairro Flávio Marques Lisboa, no Barreiro. A dona da casa desconfiou do número de pessoas tentando vistoriar o imóvel no momento em que um deles anunciou o assalto. Ela gritou e dois guardas municipais...

Você sabe onde o aedes aegypti pode se esconder?

25/02/2016 Sindicon Campanha Contra a Dengue

Quando se fala em caça aos criadouros do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chigungnya e zika vírus, todo mundo tem a resposta certa na ponta da língua: acabar com a água parada.

Mas, onde essa água parada está? Acertou quem disse pratinhos de plantas, piscinas, calhas sujas e telhas quebradas, pneus, garrafas e caixas d’água destampadas.

Merece nota 10 quem for além e...

Síndrome de Guillain-Barré – a nova ameaça facilitada pelo aedes

25/02/2016 Sindicon Campanha Contra a Dengue

Além da dengue, chicungunya e zika vírus, o aedes aegypti também está relacionado à síndrome de Guillain-Barré. A doença atinge o sistema neurológico e causa paralisia, iniciando pelos membros inferiores até atingir o sistema respiratório. Casos da síndrome, embora incomuns, já foram registrados no Brasil. (saiba mais sobre a doença:

Assaltantes invadem apartamentos pelas varandas

22/02/2016 Sindicon Segurança

Recentemente, a mídia vem divulgando uma série de roubos praticados por um ou mais ladrões, que escalam os prédios pelo lado de fora e entram nos apartamentos pelas varandas para assaltar.

Pelo menos quatro casos foram relatados em reportagens, mas outras vítimas que optaram por não fazer boletim de ocorrência, também chegaram ao conhecimento do Sindicon.

Com o objetivo de dificu...

Às vezes, é preciso forçar a entrada nos imóveis

16/02/2016 Sindicon Campanha Contra a Dengue

Em muitos condomínios, vários imóveis fechados são um verdadeiro desafio para os síndicos e agentes de saúde que estão na luta contra o aedes aegypti. Essa situação acontece frequentemente com as coberturas. O proprietário que não mora no imóvel e não o aluga acaba deixando a unidade abandonada e tornando-a ideal para a formação de criadouros do mosquito. Entre as estruturas que podem acumular ...

Sindicon e PBH firmam parceria contra o aedes

15/02/2016 Sindicon Campanha Contra a Dengue

O Sindicon e a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte firmaram parceria para o combate conjunto ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O acordo foi firmado entre presidente do Sindicon, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiróz, e o secretário de saúde, Fabiano Pimenta, no dia 12 de fevereiro.

Pelo acord...

Ao limpar as áreas comuns, não se esqueça da piscina

11/02/2016 Sindicon Campanha Contra a Dengue

Para evitar que os condomínios tenham focos do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, síndicos, funcionários e moradores devem se unir e tomar medidas para evitar água parada. Desentupir calhas e ralos, conferir se a caixa d´agua está tampada e retirar os pratos dos vasos de plantas são alguns dos exemplos mais básicos.

Se o prédio tem piscina, é preciso...

Divulgue no seu condomínio

11/02/2016 Sindicon Campanha Contra a Dengue

O Ministério da Saúde elaborou material de orientação e divulgação do zika vírus para que cada cidadão seja um multiplicador de conhecimento e atue no combate ao aedes aegypti. Clique no link abaixo, faça download e distribua entre os condôminos e funcionários. Quanto mais informações, mais fácil será combater o mosquito.

Aedes pica de dia e à noite

11/02/2016 Sindicon Campanha Contra a Dengue

Até pouco tempo atrás, pensava-se que o aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, picava apenas durante o dia. Mais precisamente na parte da manhã ou no crepúsculo.

No entanto, pesquisadores do Instituto Butantan descobriram que o mosquito preto rajado de branco evoluiu e agora ataca também à noite. E ele é bem sorrateiro; não faz praticamente nenhum barulh...

Por dentro das doenças transmitidas pelo aedes

02/02/2016 Sindicon Campanha Contra a Dengue

Você conhece as doenças transmitidas pelo aedes aegypti? Os pacientes podem ou não desenvolver sintomas, mas uma coisa é certa. Elas podem trazer muito desconforto e até levar à morte. Por isso, saiba identificar os sintomas e, se estiver sentindo algo semelhante, procure o médico imediatamente.

Dengue

A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, l...

Segurança nos condomínios durante o Carnaval

01/02/2016 Sindicon Segurança

Segurança nos condomínios durante o Carnaval

Apesar do carnaval de Belo Horizonte estar cada vez mais popular e a cidade permanecer cheia nesta época, muita gente ainda opta por viajar neste período. O resultado são prédios vazios e, como conseqüência, alvo de bandidos.

Por isso, é preciso que o síndico verifique as condições de segurança do condomínio e oriente os moradores que via...

Início de ano é tempo de planejar

01/02/2016 Sindicon Gestão

Terminadas as férias, é hora de planejar o ano. É a partir do fim de janeiro/início de fevereiro que os condomínios fazem suas assembléias para eleição dos novos síndicos, prestação de contas e orçamento para mais uma etapa.

Para isso, primeiramente, é preciso convocar os moradores. A chamada para a Assembléia Geral Ordinária deve ser divulgada com antecedência. A convocação deve conter...

Sindicon entra na Guerra contra a Dengue

26/01/2016 Sindicon Campanha Contra a Dengue

O Brasil registrou, em 2015, 1,6 milhão de casos de dengue. Esse foi o maior número de casos confirmados em um só ano desde 1990, segundo dados do Ministério da Saúde.

Contribuíram para o aumento expressivo nos registros o surgimento do tipo 4 do vírus e a diminuição no combate ao mosquito transmissor, o aedes aegypti.

Em ano de seca em boa parte das cidades do Sudeste, Centro-O...

Manutenção preventiva em elevadores evita acidentes

18/01/2016 Sindicon Manutenção

Um condomínio de Santo Amaro (SP) foi condenado pela Justiça a pagar indenização de R$175 mil à viúva e filha de um homem que caiu no fosso do elevador e morreu. A decisão foi publicada nesse mês. De acordo com a ação, o homem chamou o elevador no sétimo andar do prédio e quando a porta abriu, ele caiu no vão do equipamento. O homem chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. O la...

PBH anuncia índice de reajuste para o IPTU 2016

30/12/2015 Sindicon Gestão

O IPTU de Belo Horizonte do ano que vem terá reajuste de 10,71%. O anúncio foi feito nessa terça-feira pela prefeitura municipal. De acordo com o gerente de tributos imobiliários da secretaria municipal de finanças, Érvio de Almeida, o cálculo teve por base o IPCA-E, índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial. Ele atribui à crise econômica, o alto índice de correção. "A nossa situação atual...

Segurança no condomínio

17/12/2015 Sindicon Segurança

O fim de ano esta chegando e as pessoas se preparam para as compras de Natal e viagens de férias. Nesta época, mais do que nunca, é preciso se preocupar com segurança.

Em Belo Horizonte tem acontecido muitos casos de assaltos a apartamentos. Em novembro, o presidente do Sindicon, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiróz, já havia alertado para o

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento