Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

 

Justiça proíbe aluguel de temporada em condomínio

17/12/2016 Sindicon Legislação

Em época de festas de fim de ano e férias, muita gente encontra uma maneira de conseguir descontos em hospedagem e até de conseguir um dinheiro extra com os alugueis de temporada. Recentemente, uma comunidade internacional foi formada com o objetivo de divulgar esses imóveis para aluguel no mundo inteiro.

Embora seja uma alternativa que vem sendo cada vez mais utilizada, ainda não há ga...

Dezembro é mês de prestação de contas nos condomínios

05/12/2016 Sindicon Legislação

O artigo 1348 do Código Civil diz, em seu parágrafo VIII, que é atribuição do síndico prestar contas à assembléia anualmente ou quando exigida. Tendo em vista essa obrigação, os síndicos devem aproveitar o último mês do ano para apresentar aos condôminos o relatório anual e despesas e receitas e também a previsão orçamentária para o próximo ano.

Segundo o presidente do Sindicon, advogad...

Dia do Sindico tem uma das mais empolgantes edições

28/11/2016 Sindicon Sindicon

A grande participação dos síndicos foi o destaque da 12 edição do Dia do Sindico, que aconteceu no dia 26 de novembro. Durante todo o dia, eles participaram e mostraram bastante conhecimento acumulado de muita experiênciae comparecimento nas edições anteriores.

A primeira palestra do dia foi sobre projetos de combate a incêndio e pânico e vistorias em condomínios, atraindo grande part...

Porteiro que dormiu em serviço é demitido por justa causa

14/11/2016 Sindicon Legislação

O Tribunal Regional do Trabalho em Minas Gerais confirmou a demissão por justa causa de um porteiro que dormiu em serviço. O caso aconteceu em um condomínio de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Depois de ser advertido por algumas vezes, pelo síndico, o funcionário insistiu na conduta que o levou à demissão por justa causa. Ele recorreu então à Justiça do Trabalho, q...

Planejamento financeiro evita aperto no fim e princípio de ano

03/11/2016 Sindicon Gestão

O fim de ano está chegando e com ele, as contas. Já no dia 30 de novembro, é preciso pagar o 13º salário dos funcionários. Quanto maiores os vencimentos ou o número de empregados, maior o gasto. Além disso, desde o dia 1º/11, as contas de luz ficaram mais caras em todo o país. De acordo com o governo federal, a falta de chuva tem provocado menor oferta de energia hidrelétrica.

Por isso,...

Crianças em condomínio – segurança em primeiro lugar

11/10/2016 Sindicon Comunidade

Pique-esconde, corrida, gargalhadas e até algumas brigas. Quem mora ou administra um condomínio com muitas crianças sabe que quando elas se reúnem é muita brincadeira, em qualquer lugar e a qualquer hora. Por isso, é preciso que o síndico e os pais fiquem atentos para evitar acidentes e conflitos.

A regra mais importante é nunca deixar as crianças brincando sem supervisão. Principalment...

Cuidado com o golpe!

10/10/2016 Sindicon Comunidade

Síndicos e moradores de condomínios devem ficar atentos a novo golpe que está sendo aplicado em Minas Gerais. Golpistas estão usando o nome da Cemig para conseguir dinheiro de maneira ilegal. A própria empresa faz o alerta.



A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta seus consumidores sobre um golpe de estelionatários que estariam utilizando o nome da co...

Cuidados com animais domésticos para evitar a febre maculosa

04/10/2016 Sindicon Comunidade

Os recentes casos de febre maculosa em humanos registrados em Belo Horizonte - que inclusive provocou a morte de uma criança no início deste mês – acendem também a discussão sobre a saúde de animais domésticos.

Os registros de contração da doença estão associados às capivaras que habitam a região da Pampulha. No entanto, aves domésticas e cachorros também podem ter carrapatos grudados ...

Atividades comerciais dentro do apartamento: pode ou não?

15/09/2016 Sindicon Legislação

Com a crise econômica do Brasil e o crescimento do desemprego, muita gente procura uma nova ocupação ou uma maneira de aumentar a renda. Assim, é bastante comum que as pessoas procurem um trabalho que posam fazer em casa.

Embora muitas profissões permitam o trabalho pela internet, o condomínio residencial tem restrições à atividade comercial. Segundo o presidente do Sindicon, advogado ...

Danos a veículos na garagem. De quem é a responsabilidade?

12/09/2016 Sindicon Legislação

É bastante comum em condomínios pequenos incidentes com veículos. Uma batida durante uma manobra para colocar o carro na vaga, crianças brincando com bolas ou um raspão em uma viga podem acontecer a qualquer momento.

Nesses casos, muitos condôminos ficam em dúvida sobre de quem cobrar o prejuízo e procuram o síndico para resolver o problema. Na verdade, quando um incidente acontece den...

Condômino inadimplente não pode sofrer humilhação

16/08/2016 Sindicon Legislação

Recentemente, uma moradora de um prédio de Belo Horizonte venceu na Justiça ação movida contra o condomínio por ter sofrido humilhações por estar com taxas mensais atrasadas. Ela foi impedida de utilizar a área de lazer do edifício, como uma maneira de ser forçada a pagar o débito.

Mas, segundo o presidente do Sindicon, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves...

Destratar funcionários pelo tom da pele é crime

15/08/2016 Sindicon Legislação

Um morador de um prédio de Belo Horizonte foi processado por racismo e injúria racial por ter ofendido o porteiro do edifício em que mora. O homem foi visto por uma outra moradora chamando o funcionário de “preto, macaco e veado”. O empregado, humilhado, não teve coragem de chamar a polícia, mas a condômina que foi testemunha da agressão ligou para os militares, que fizeram boletim de ocorrênc...

Adesivação de elevador é lei e falta gera multa

20/07/2016 Sindicon Legislação

A manutenção de elevadores em condomínios exige uma série de regras para que a segurança dos usuários seja garantida. Entre as exigências está o adesivo nas portas, do lado de fora. O objetivo é alertar os usuários a se certificarem de que o elevador está parado no andar e evitar que alguém distraído caia no vão.

No entanto, muitas empresas de manutenção ainda descumprem a norma ou cobr...

Lei nacional determina individualização de água nos condomínios

13/07/2016 Sindicon Legislação

O presidente interino da República, Michel Temer, sancionou, no dia 12 de julho, lei que determina a individualização da água nos condomínios. A determinação passa a valer em cinco anos e será obrigatória para os novos empreendimentos.

Em Minas Gerais, já existe lei determinando a individualização da água

Como organizar festas juninas no condomínio

22/06/2016 Sindicon Comunidade

É tempo de festas juninas e julinas e muitos condomínios têm o desejo de enfeitar as áreas comuns e até promover quadrilhas, se houver espaço. Celebrar São João é uma tradição antiga e bem vinda, mas, como tudo mais em uma coletividade, deve respeitar as regras da Convenção do Condomínio e do Regimento Interno para evitar conflitos.

De maneira geral, seja a festa promovida pelo condomín...

Síndicos podem ser responsabilizados por ilegalidades em contas do condomínio

16/06/2016 Sindicon Legislação

Ser síndico não é das tarefas mais fáceis. É preciso pagar contas, contratar e dispensar funcionários, ordenar reparos e atender às demandas dos condôminos diariamente. São muitas obrigações e vários condomínios escolhem ter um síndico profissional quando os condôminos não querem ou têm tempo para assumir o cargo. Mas, os que não podem pagar pelo trabalho profissional precisam contar com a boa...

Brigadas de Incêndio são indispensáveis em caso de emergência

09/06/2016 Sindicon Segurança

No dia 31 de maio de 2016, um apartamento foi destruído em um incêndio em um prédio do bairro Floresta, na região leste de Belo Horizonte. Os bombeiros foram chamados, mas até a chegada do socorro, os próprios vizinhos tiveram que ajudar os moradores a saírem da unidade. A solidariedade acabou por salvar a vida de uma idosa, mas, sem treinamento, a atitude pode gerar ou aumentar o número de ví...

Compromisso Nacional para o aperfeiçoamento das condições de trabalho na Rio 2016

28/05/2016 Sindicon Eventos

Síndicos e administradores de hotéis e apart hotéis estão convidados para participarem de mais uma rodada de discussões sobre direitos trabalhistas e qualidade do trabalho durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Belo Horizonte também será uma das sedes dos jogos; o Mineirão vai receber 10 partidas de futebol. Além disso, seis delegações internacionais vão se hospedar em Minas Gerais, dentre...

Cortando despesas

23/05/2016 Sindicon Gestão

O recente anuncio de reajuste nas contas de água, de 13,9%, anunciado pela Copasa acende luz amarela para os gastos nos condomínios e alerta para a necessidade de economizar. A época é de aperto financeiro, com alta da inflação e do desemprego. Por isso, cortar gastos não é regra apenas no governo; ela vale para todos.

Em um condomíni...

Meses de inverno são ideais para a manutenção preventiva

17/05/2016 Sindicon Manutenção

O tempo seco chegou e a falta de chuva trazem a oportunidade para que os condomínios façam a manutenção preventiva anual para evitar dissabores com a chuva.

Em Belo Horizonte, não são poucos os casos de danos sérios e até desabamentos de edifícios mal cuidados e que não resistiram à força das águas. E quando isso acontece, o prejuízo é muitas vezes maior que o investimento que se faz pr...

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento