Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

Assaltantes invadem apartamentos pelas varandas

Moradores de prédios com sacadas, balcões e varandas devem redobrar os cuidados com a segurança

22/02/2016 Sindicon Segurança

Recentemente, a mídia vem divulgando uma série de roubos praticados por um ou mais ladrões, que escalam os prédios pelo lado de fora e entram nos apartamentos pelas varandas para assaltar.

Pelo menos quatro casos foram relatados em reportagens, mas outras vítimas que optaram por não fazer boletim de ocorrência, também chegaram ao conhecimento do Sindicon.

Com o objetivo de dificultarem o crime, moradores e síndicos podem tomar medidas preventivas simples, porém eficazes. A primeira delas, e a mais óbvia, é que os moradores fechem as varandas à noite. Nos casos relatados, por causa do calor, os condôminos deixaram as portas das varandas abertas para ventilar o ambiente. E foi aí que os criminosos se aproveitaram para entrar no apartamento durante a madrugada.

Outra medida é a instalação de alarmes com sensores, que disparam sempre que uma presença suspeita for percebida. Esses equipamentos podem ser adquiridos com empresas especializadas em segurança, mas nem sempre são acessíveis. Por isso, quem não tem recursos, pode optar pelo sensor de presença que acende a luz sempre que alguém se aproxima. Os sensores e as luzes podem ser instalados na fachada do condomínio e nas varandas. Assim, se uma pessoa mal intencionada se aproximar, a luz acende e poderá inibir a ação do criminoso, que terá receio de ser visto ou reconhecido.

Todas essas alternativas ajudam a prevenir os crimes, mas não são garantias de que nada jamais vá acontecer. Por isso, é importante que a vítima acione a Polícia Militar no caso de ser assaltada ou mesmo se perceber uma movimentação estranha na rua. A segurança da população é obrigação do Estado, mas pouco poderá ser feito se os militares não souberem onde agir.

O Sindicon recomenda que os síndicos de condomínios da mesma rua procurem a PM para formarem a Rede de Vizinhos Protegidos e criarem, assim, um vínculo mais forte com a polícia e criarem o hábito de vigiarem a rua onde moram.

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento