Jornal do Síndico

Coluna Sindicon MG

Guia Assistencial Patronal vence dia 10 de novembro; entenda a sua importância

15/10/2023 Sindicon Geral

A Convenção Coletiva do Trabalho 2023/2024 foi concluída após várias rodadas de negociações. Como continuidade da CCT, os condomínios irão receber a Guia Assistencial Patronal que deverá ser paga até 10 de novembro deste ano. Essa contribuição é de grande importância para a manutenção do trabalho que o Sindicon MG presta para toda categoria.

Entre os serviços gratuitos que o Sindicon MG p...

Casos de violência nos condomínios são motivos de preocupação

15/09/2023 Sindicon Geral

Os casos de violência nos condomínios em várias cidades têm recebido destaque na imprensa nos últimos dias. São dezenas de denúncias de agressões contra moradores, funcionários dos condomínios, síndicos, entregadores e prestadores de serviços.

O que fazer para combater a violência? Os síndicos e síndicas devem sempre tentar uma conciliação entre os envolvidos nos atritos.

Os casos ...

Vistoria Predial ser realizada a cada cinco anos; entenda

15/08/2023 Sindicon Geral

Os desabamentos de prédios ocorridos em várias regiões do Brasil nos últimos dias reacenderam a necessidade de uma lei que obrigue o Laudo de Vistoria Predial. No Rio de Janeiro, por exemplo, essa vistoria é obrigatória. Sou um defensor desta lei para garantir a segurança de todos.

A vistoria predial deve ser realizada a cada 5 anos. Mesmo onde não há essa obrigatoriedade, eu defendo que ...

Concluída a Convenção Coletiva do Trabalho do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

15/07/2023 Sindicon Geral

Depois de várias negociações, foi concluída a Convenção Coletiva do Trabalho do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A última reunião foi no dia 15 de junho, na sede do Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Uberlândia (SETH/TAP), entidade que representa as duas regiões.

As negociações foram intermediadas pelo presidente da FETHEMG, Paulo Roberto da Silva, e tiveram a parti...

Convênio entre o Sindicon MG e Creci-MG vai ajudar a combater furtos em condomínios

15/06/2023 Sindicon Geral

Um convênio que está em fase final de ser efetivado entre o Sindicon MG e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Creci-MG) vai ajudar no combate aos furtos nos condomínios do estado. O convênio prevê que na entrada dos condomínios os corretores terão que apresentar a carteira do Creci-MG.

O documento é uma garantia que o profissional com documento válido possa entra...

Lei Federal obriga a reutilização da água nos condomínios

15/05/2023 Sindicon Geral

Entrou em vigor no dia 4 de abril deste ano a Lei Federal 14.546, de 2023, que estabelece medidas de prevenção a desperdícios e de aproveitamento das águas de chuva e de reuso. Gostaria de salientar que a obrigação vale para novas construções.

Mesmo antes desta obrigação prevista em lei, em Belo Horizonte alguns condomínios já fazem a reutilização da água da chuva e do uso diário das pess...

Congresso Imobiliário vai discutir os impactos da inadimplência nas locações

15/04/2023 Sindicon Geral

O 1º Congresso AMADI de Direito Imobiliário, que acontece na sede da OAB/MG, em Belo Horizonte, será no dia 26 de abril e terá o apoio do Sindicon MG. Os temas atuais serão apresentados por especialistas do setor, além de ser um momento para debater as novidades, trocar experie?ncias, aprimorar o conhecimento e fazer networking.

Entre os temas confirmados estão garantias locatícias, impac...

Conheça todos os benefícios do Sindicon MG aos seus associados

15/03/2023 Sindicon Geral

Os arrombamentos e roubos nos condomínios de Belo Horizonte e Região Metropolitana tiveram um crescimento nos últimos meses. O Sindicon MG acaba de firmar uma parceria com a Emive, empresa especializada em segurança, como forma de ajudar na redução desses crimes.

A intenção do Sindicon MG ao firmar essa parceria é facilitar o reforço da segurança com a aquisição de equipamentos de vigilân...

Confira os cuidados que devem ser tomados pelos condomínios na contratação de uma obra

15/02/2023 Sindicon Geral

Os condomínios precisam tomar uma série de cuidados na hora de contratar uma empresa para realizar uma obra. Uma das primeiras providências é um contrato detalhando o que será feito, o tipo de material que será usado na obra, além de constar no documento a obrigatoriedade do equipamento de proteção individual (EPI) pelos funcionários.

O contrato também deve constar a Anotação de Responsab...

Saiba quando e como devem ser feitas as cobranças aos condôminos inadimplentes

15/01/2023 Sindicon Geral

Como proceder quando o pagamento da taxa de condomínio está atrasada? Como deve ser feita a cobrança? Essas são algumas dúvidas comuns que surgem e que serão esclarecidas na coluna deste mês. A dica é enviar carta para o inquilino, proprietário ou imobiliária responsável pelo imóvel 5 dias após a data do vencimento da taxa de condomínio.

Nesta mesma carta o condomínio deve dar um prazo d...

A importância do planejamento financeiro e da auditoria nos condomínios

15/12/2022 Sindicon Geral

Prestação de contas, planejamento financeiro e auditoria nas contas dos condomínios. Qual o melhor momento para fazer isso? Na última coluna do ano vamos tratar destes assuntos que considero importantes para uma boa gestão dos condomínios. O planejamento financeiro deve constar todos os gastos do ano, obras de manutenção, investimentos e demais despesas fixas dos condomínios.

É importante...

Sindicon MG promoverá treinamento sobre assembleias permanentes, híbridas e virtuais.

15/11/2022 Sindicon Geral

Os condomínios podem mudar a destinação de uma área comum no seu condomínio, mas é importante se cercar de alguns cuidados para evitar problemas futuros. Gostaria de lembrar que a mudança de destinação pode ocorrer não somente com o passar dos anos, mas também em um condomínio novo.

A mudança de destinação em área comum deve ser aprovada por 2/3 dos condôminos, segundo o Código Civil após...

Financiamento para reforma predial e de elevadores é uma das novidades do Dia do Síndico

15/10/2022 Sindicon Geral

Um dos assuntos já confirmados para o 18º Dia do Síndico que neste ano será realizado no dia 26 de novembro no Hotel Mercure é o financiamento em condições especiais para a reforma predial e dos elevadores. Outros temas importantes já estão confirmados, entre eles a Lei Geral de Proteção de Dados, auditoria como ferramenta de auxílio ao síndico, além da vistoria predial.

O Dia do Síndico...

Saiba como participar do Curso de Síndico Profissional do Sindicon

15/04/2022 Sindicon Geral

Inadimplência condominial, violência doméstica, condômino antissocial, direitos e deveres dos condôminos, aplicação de multas, lei que obriga a denúncia de maus-tratos a animais, e locação por aplicativos e similares. Esses são alguns dos temas do Curso de Síndico Profissional– Direito Condominial na Prática que será realizado nos dias 7 e 14 de maio.

A sede do Sindicon MG, no bairro de L...

Pequenas atitudes ajudam a manter um ambiente agradável nos condomínios

15/03/2022 Sindicon Geral

As imagens de uma funcionária de um prédio sendo agredida por um homem no Rio Grande do Sul chocaram o Brasil, e reacenderam a importância do respeito aos funcionários dos condomínios. O Sindicon MG reforça que o tratamento desumano deve ser combatido por todos.

Os casos de agressões verbais e até físicas podem gerar processos na Justiça contra os agressores e até contra os condomínios. É...

Sindicon prorroga para 28 de fevereiro prazo para pagamento da contribuição sindical

15/02/2022 Sindicon Geral

Uma entidade sindical é de grande importância para defender os interesses do segmento que representa. E uma das formas de fortalecer os sindicatos é pagando a contribuição sindical, além de participar de reuniões e demais ações para deixar a entidade ainda mais representativa.

O Sindicon MG, entidade que defende os interesses dos condomínios de Minas Gerais, já fez a emissão das guias pa...

Confira as principais conquistas do Sindicon MG no ano de 2021

15/01/2022 Sindicon Geral

O ano de 2021 foi marcado por grandes desafios, de apreensão em função da pandemia de Covid-19, além da instabilidade econômica. Apesar de todas as dificuldades, o Sindicon MG tem um retrospecto positivo do ano que passou. Vamos destacar algumas ações de nossa diretoria, entre elas as orientações repassadas aos condomínios para evitar a propagação dos casos de Covid-19.

Nas entrevistas em...

Convênio entre Cemig e Sindicon MG permite desconto de 22% na conta de luz dos condomínios

15/12/2021 Sindicon Geral

No final do mês de novembro, na ocasião da comemoração do Dia do Síndico, foi assinado um convênio importante entre o Sindicon MG e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Todo condomínio que aderir ao programa de energia solar da Cemig terá 22% de desconto no valor da conta de luz. Esse desconto é maior que os existentes em Minas Gerais.

Além de ser um convênio que vai ajudar na ...

Confira os cuidados que devem ser seguidos no uso dos espaços comuns dos condomínios

15/11/2021 Sindicon Geral

No dia 23 de outubro a Prefeitura de Belo Horizonte revogou o artigo 8º do decreto 17.328/20 que proibia festas em condomínio e restringia o uso dos espaços comuns. A decisão foi tomada após de uma reunião entre o secretário municipal de Planejamento, André Reis, e a direção do Sindicon MG. A reunião foi realizada no dia 19 de outubro.

É importante fazer um alerta! A revogação do decreto...

Os cuidados que devem ser tomados pelos síndicos na convocação de uma assembleia geral

15/10/2021 Sindicon Geral

A Lei 14.010/20 (artigo 12) permitiu a realização de assembleias virtuais de 10 de junho a 30 de outubro de 2020. Mesmo após o término do prazo validade dessa lei, a assembleia de condomínio virtual pode ser realizada. A referida lei foi criada para evitar aglomerações no período crítico da Covid-19.

Mas os síndicos devem ficar atentos na hora de convocar uma assembleia geral. Ela poderá ...

Condomínios devem reforçar a segurança para evitar a ação de criminosos

15/08/2021 Sindicon Geral

Alguns cuidados podem fazer a diferença para evitar a ação dos criminosos. Com a volta gradual do trabalho presencial, mais pessoas estão saindo e entrando pelos condomínios. É importante ficar atento para não deixar os portões de acesso abertos. Em um piscar de olhos os marginais aproveitam essas situações para cometer crimes. Recentemente foram duas ocorrências registradas na Região Oeste de ...

A importância do uso consciente da água no período da pior seca

15/07/2021 Sindicon Geral

Se cada um fizer a sua parte no uso consciente da água o risco de um racionamento será bem menor. Recentemente o Sistema Nacional de Meteorologia divulgou documento alertando sobre a seca em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. O período com maior risco é de junho a setembro.

Os modelos meteorológicos apontam baixo volume de chuva no leito do Rio Paraná, uma das pr...

Momento de economizar para evitar o racionamento de água e de energia

15/06/2021 Sindicon Geral

A Agência Nacional de Energia Elétrica adotou a bandeira tarifária vermelha patamar 1 para as contas de luz a partir do mês de maio. A mudança representa um valor de R$ 4,16 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. A medida foi adotada em função do nível baixo da maioria dos reservatórios do país.

Em Minas Gerais a situação é mais preocupante! O sistema Paraopeba, importante para abastec...

Projeto estabelece medidas de combate aos coronavírus nos condomínios

15/05/2021 Sindicon Geral

A Assembleia Legislativa está analisando um projeto de lei apresentado pelo deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT), que estabelece normas para a proteção e defesa da saúde pública nos condomínios residenciais, comerciais ou mistos, em todo o estado de Minas de Gerais durante a pandemia do coronavírus.

A iniciativa do deputado ocorreu após a minha participação no programa Chamada Geral,...

O desafio dos condomínios no combate à pandemia de Covid-19

15/04/2021 Sindicon Geral

Um dos desafios para conter o avanço da COVID-19 é o isolamento social. No momento mais difícil da pandemia, os cuidados nos condomínios precisam ser redobrados. Sugiro o fechamento das áreas de lazer, salão de festas, do espaço gourmet e demais locais que possam gerar aglomerações.

Sugiro que antes de tomar essas decisões, seja realizada uma consulta aos condôminos, uma espécie de enquet...

Sindicon MG faz alerta sobre os casos de violência nos condomínios

15/03/2021 Sindicon Geral

Os casos de violência verbal e até de agressões físicas têm sido recorrentes nos condomínios de Belo Horizonte, de outras cidades de Minas Gerais e do Brasil. O Sindicon MG, juntamente com os sindicatos dos trabalhadores está em alerta para combater esse tipo de conflito. Os casos de violência, na maioria das vezes, são contra os funcionários dos condomínios.

Sugiro que os síndicos e sínd...

Sindicon MG promoverá palestra gratuita sobre gestão de elevadores

15/02/2021 Sindicon Geral

A gestão de elevadores em condomínio será o tema de uma palestra gratuita que o Sindicon MG irá promover no dia 25 de fevereiro. A transmissão será feita pelas redes sociais a partir das 19 horas. Escolhemos esse assunto depois dos últimos acidentes com elevadores registrados em Minas Gerais.

A palestra será dada pelo engenheiro Ronaldo Bandeira, que atua há 30 anos no transporte vertical...

A importância do planejamento financeiro nos condomínios para enfrentar as dificuldades

15/01/2021 Sindicon Geral

O planejamento financeiro é uma das formas de amenizar as dificuldades do ano que está começando! Sugiro que os síndicos e síndicas façam no início de 2021 uma previsão de todas as despesas. O ano começa com previsão de aumento de insumos, inflação em alta, além dos contratos dos prestadores de serviços que provavelmente terão reajuste acima do esperado.

Tudo isso pode gerar aumento da in...

Entenda a importância do seguro de uma obra e da vistoria predial

15/12/2020 Sindicon Geral

Em várias oportunidades falamos sobre a obrigatoriedade do seguro nos condomínios. Como tem sido comum a realização de obras nos prédios, é importante o condomínio providenciar a contratação de um seguro para cobrir as despesas com possíveis acidentes ou outros problemas que poderão surgir no decorrer da obra.

O síndico deve analisar antes de contratar o seguro quais são as coberturas pre...

Condomínios precisam de um profissional qualificado para fiscalizar as obras

15/11/2020 Sindicon Geral

Muitos prédios estão realizando estão obras neste período de pandemia. Mas antes de contratar a empresa que executará o serviço é importante ter uma assessoria especializada para elaborar o contrato e para fiscalizar a execução de toda obra. A contratação destes profissionais deverá ser aprovada em uma assembleia.

Resolvi abordar esse assunto em função de várias reclamações que tenho rece...

Prestação de contas continua obrigatório mesmo na pandemia

15/10/2020 Sindicon Geral

O condomínio tem que prestar conta na pandemia do novo coronavírus? A resposta é sim. Resolvi abordar esse assunto em função de várias dúvidas que surgiram após a publicação da Lei Federal 14.010 de 10 de junho de 2020. Em caráter emergencial, essa lei prorrogou o mandato dos síndicos até 30 de outubro de 2020.

A prorrogação foi necessária em função da suspensão das assembleias para a esc...

Cobrança diferenciada pelo consumo de água só pode ser feita com medidor individual

15/09/2020 Sindicon Geral

O condomínio pode cobrar a mais de quem consome mais gás e água? A resposta é não se o condomínio não tiver um sistema para realizar a medição do consumo individual. Estou abordando esse assunto pelo fato de ser uma das dúvidas mais comuns no período de pandemia do coronavírus.

Com mais pessoas em casa, seja pelo aumento do desemprego ou pelo isolamento social, o consumo de água tende a s...

Saiba como os condomínios devem receber as reclamações

15/08/2020 Sindicon Geral

Como os síndicos e síndicas devem receber as reclamações dos condôminos? Elas podem ser enviadas pelo whatsapp? Todas essas dúvidas serão esclarecidas nesta coluna. Resolvi abordar esse assunto por ter constatado que no período do isolamento social tem aumentado o número de queixas nos condomínios, principalmente de barulho.

É importante que qualquer tipo de reclamação ou pedido de provid...

Assembleia virtual só vale para o período de pandemia

15/07/2020 Sindicon Geral

O Sindicon MG tem tem sido muito procurado para esclarecer sobre a Lei Federal 14010/2020 que instituiu as assembleias virtuais nos condomínios. É importante esclarecer que a lei permite esse tipo de assembleia somente no período de pandemia do novo coronavírus....

Lei que obriga comunicação de crimes domésticos por síndicos e condomínios é sancionada

15/06/2020 Sindicon Geral

Os síndicos e síndicas de Minas Gerais precisam ficar atentos sobre a Lei 23.643, de 2020, sancionada pelo Governador Romeu Zema no dia 23 de maio deste ano. A lei obriga condomínios residenciais a informarem aos órgãos de segurança sobre episódios ou indícios de violência doméstica em suas dependências comuns e privativas.

Gostaria de destacar a importância desta lei no combate a violên...

Condomínios não podem dar descontos nos valores das taxas

15/05/2020 Sindicon Geral

Os síndicos e síndicos podem conceder descontos no valor da taxa de condomínio? Essa dúvida surgiu depois que começou a vigorar o isolamento social. Gostaria de esclarecer que a taxa de condomínio é um rateio de despesas, motivo de não ser permitido qualquer tipo de desconto em seu valor.

Com as orientações das autoridades de saúde para o reforço na higiene, a tendência é do aumento do va...

Sindicon MG reforça a importância dos cuidados para conter o coronavírus

15/04/2020 Sindicon Geral

Momento de redobrar os cuidados para vencermos um inimigo que mudou a rotina do mundo. O Sindicon MG está nesta luta contra a pandemia de Covid-19, o coronavírus. É importante reforçar as medidas de prevenção nos condomínios. Bem no início da crise já iniciamos os alertas sobre os cuidados.

No dia 17 de março deste ano, quando o número de casos ainda era pequeno em Minas Gerais, o Sindico...

Saiba a importância de contratar um profissional para vistoriar os prédios no período de chuvas

15/03/2020 Sindicon Geral

Contratar um especialista para realizar uma vistoria nos condomínios é uma despesa ou investimento? A resposta é simples! A prevenção é um investimento. Eu vou explicar isso melhor! Com as chuvas intensas dos últimos dias, é hora de verificar toda estrutura dos prédios. Uma das primeiras providências é contratar um profissional para fazer uma vistoria detalhada, uma espécie de pente fino em tod...

A importância de o condomínio ter um seguro para cobrir os estragos causados pelas chuvas

15/02/2020 Sindicon Geral

As chuvas dos últimos dias causaram estragos em várias cidades de Minas Gerais. Gostaria de aproveitar esse espaço de comunicação com os síndicos, síndicas e todos que vivem ou trabalham nos condomínios para reforçar a importância do seguro.

As chuvas dos últimos dias podem ter arrancado rebocos ou mesmo causado infiltrações. Como a chuva deu uma trégua, é hora de verificar se o condomíni...

Taxa sindical de 2020 deverá ser paga em janeiro

15/01/2020 Sindicon Geral

A guia da Taxa Sindical de 2020 já está sendo enviada para todos os condomínios de Minas Gerais que fazem parte da base do Sindicon-MG. Caso o seu condomínio ainda não tenha recebido o documento, favor entrar em contato pelo telefone 31-3281-8779.

No site http://www.sindiconmg.org.br/ também é possível imprimir a guia para pagamento. Lembrando que o vencimento é 31/01/2020. É através dos ...

Chegou a hora de prestar contas e de planejar 2020

15/12/2019 Sindicon Geral

A prestação de contas do condomínio anual é obrigatória conforme o Art. 1348, VIII, do Código Civil. É atribuição dos síndicos e síndicas ordenar e justificar todas as movimentações financeiras de sua gestão. As despesas com obras e nas melhorias feitas no condomínio devem ser detalhadas na prestação de suas contas.

Reconheço que organizar tudo isso é um desafio que exige preparação e tem...

Sindicon-MG promove palestra gratuita sobre Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020

15/11/2019 Sindicon Geral

O mês de novembro terá dois eventos de grande importância na formação de síndicos, síndicas e colaboradores dos condomínios. No dia 7 de novembro deste ano, na sede do Sindicon-MG, teremos uma palestra sobre a nova Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020. O nosso convidado será Conrado Di Mambro, advogado especialista renomado em Direito do Trabalho, Direito Individual e Coletivo.

Todos ...

Contribuição em dia fortalece representação sindical dos condomínios

15/10/2019 Sindicon Geral

O Sindicon MG conseguiu fechar a Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020 com o sindicato que representa os trabalhadores dos condomínios. Foram várias rodadas de negociações, com bastante diálogo, para concluir um acordo bom para todas as partes.

Os detalhes desta convenção já estão disponíveis no site http://www.sindiconmg.org.br/. A convenção é referente a 1° de setembro de 2019 a agos...

Ainda há vagas para o Curso de Mediação de Conflitos em Condomínios

15/08/2019 Sindicon Geral

Uma ótima oportunidade para síndicos e síndicas que sempre são acionados pelos condôminos para solucionar os conflitos que surgem em função da convivência diária. O Sindicon MG vai realizar nos dias 23, 24, 25, 30 e 31 de agosto deste ano o Curso de Mediação de Conflitos em Condomínios. O curso é gratuito para quem estiver em dia com as contribuições junto ao Sindicato.

O curso será min...

Sucesso dos cursos e palestras faz Sindicon MG a definir novos temas para este ano

15/07/2019 Sindicon Geral

Os cursos e palestras gratuitos que estão sendo oferecidos pelo Sindicon MG têm tido uma procura muito grande, com o preenchimento de quase todas as vagas. Em função deste sucesso, estamos com novos temas fechados para este ano. Os palestrantes são especialistas e estudiosos dos assuntos que mais interessam aos condomínios.

É importante acessar o site do Sindicon MG para acompanhar todas...

Curso de Mediação de Conflitos em Condomínios do Sindicon MG acontece em agosto

15/06/2019 Sindicon Geral

O sucesso dos cursos gratuitos que estão sendo promovidos pelo Sindicon MG levou a direção do sindicato a definir novos assuntos. Gostaria de lembrar que nos dias 1, 8 e 15 de junho de 2019 acontece o Curso de Formação de Síndicos. O convidado para ministrar a aulas será o advogado especializado em direito condominial, Thiago Natalio de Souza, com vasta experiência em direito condominial.

...

Sucesso dos cursos e palestras faz Sindicon MG a definir novos temas para este ano

15/05/2019 Sindicon Geral

Os cursos e palestras gratuitos que estão sendo oferecidos pelo Sindicon MG têm tido uma procura muito grande, com o preenchimento de quase todas as vagas. Em função deste sucesso, estamos com novos temas fechados para este ano. Os palestrantes são especialistas e estudiosos dos assuntos que mais interessam aos condomínios.

É importante acessar o site do Sindicon MG para acompanhar todas...

Confira as regras para realização de obras nos condomínios

15/04/2019 Sindicon Geral

Tenho observado que muitos condomínios de Minas Gerais estão fazendo obras de manutenção dos prédios, além de reformas realizadas internamente pelos próprios proprietários. É importante destacar que ao executar essas obras é preciso uma série de cuidados para evitar prejuízos no futuro e até acidentes graves.

Uma das primeiras providências que deve ser tomada antes de dar início a uma ob...

Condomínios poderão ter descontos de 15% no valor da conta de energia; saiba como garantir o benefício

15/03/2019 Sindicon Geral

Buscar formas de reduzir os custos dos condomínios é um desafio diário para os síndicos. Com a direção do Sindicon MG isso não é diferente! Sempre estamos buscando parcerias para reduzir os custos dos condomínios. O mês de março começa com uma notícia muito boa neste sentido. A direção do Sindicon MG acaba de assinar um convênio com o Solatio, empresa especializada na produção de energia solar,...

Entenda a importância do pagamento da Contribuição Sindical Patronal

15/02/2019 Sindicon Geral

A direção do Sindicato dos Condomínios Comerciais, Residenciais e Mistos de Minas Gerais (Sindicon MG) não tem medido esforços para representar e defender da melhor forma possível os interesses de nossa categoria. É importante salientar que uma forma de manter esse trabalho, que inclui as negociações salariais com o sindicato dos trabalhadores, é através da contribuição sindical.

O pagam...

Sindicon MG dará continuidade em 2019 aos cursos e palestras para os síndicos e colaboradores dos condomínios

15/01/2019 Sindicon Geral

O ano de 2019 já chegou e a esperança de um Brasil melhor é o desejo de todos nós. Aproveito para agradecer o apoio dos síndicos, síndicas, dos funcionários e todos os colaboradores do Sindicon MG. O envolvimento de toda nossa equipe foi fundamental pelos bons resultados.

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas por causa da crise econômica, o balanço do ano que passou foi positivo. E...

Saiba o que a importância da Contribuição Assistencial Patronal para os condomínios

15/12/2018 Sindicon Geral

Depois de dezenas de reuniões, de várias rodas de negociações, conseguimos fechar a convenção coletiva de trabalho 2018/2019. Gostaria de aproveitar para lembrar que todos os condomínios devem pagar a Contribuição Assistencial Patronal. Essa taxa deve ser paga uma vez por ano pelos condomínios associados e não associados ao Sindicon MG.

Neste ano a taxa está sendo cobrada pelo Sistema de...

Convenção coletiva de trabalho da Região Metropolitana é antecipada para setembro

15/11/2018 Sindicon Geral

A Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019 já foi definida e já está disponível para consulta no site do Sindicon. Gostaria de destacar uma novidade nesta convenção que já está valendo. A data base que antes era no mês de janeiro foi antecipada para setembro deste ano para várias cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Gostaria de esclarecer que a antecipação para setembro, me...

A importância de um advogado nos condomínios para combater a inadimplência

15/10/2018 Sindicon Geral

Pagar em dia os salários dos funcionários, as contas de água, luz, além das taxas e impostos é uma luta diária dos síndicos. Essa dificuldade ocorre em função da inadimplência que vem crescendo a cada mês. Uma das formas de resolver esse problema é a contratação de um advogado pelo condomínio para cuidar destes casos.

Lembrando que as dívidas de condomínio prescrevem cinco anos após o...

Confira os cursos de atualização profissional que o Sindicon MG promoverá em sua nova sede

15/09/2018 Sindicon Geral

Recentemente o Sindicon MG abriu sua nova sede, na Rua dos Guajajaras, 715, na sala 603, no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte. Até o final do ano vamos promover no auditório do sindicato cursos para atualização dos síndicos e que também podem interessar aos colaboradores do condomínio.

As datas ainda não foram definidas, mas já temos os assuntos que serão abordados nestes cursos. Um ...

Sindicon realiza evento beneficente para síndicos e profissionais de condomínios

15/08/2018 Sindicon Geral

O primeiro evento beneficente que será realizado na nova sede do Sindicon para síndicos e profissionais de condomínios já tem data marcada. No dia 11 de agosto, na sala multiuso do sindicato, vamos reunir os maiores especialistas do setor para uma atualização das novas legislações, além de um momento para esclarecimento as dúvidas.

Um dos temas do evento será o mercado de trabalho e a re...

Sindicon ganha sede própria com auditório para cursos e palestras destinados aos síndicos

15/07/2018 Sindicon Geral

O Sindicon está em novo endereço e em sua sede própria. O novo espaço, na Rua Guajajaras nº 715, na sala 603, no Bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, foi todo preparado para melhorar o atendimento aos síndicos. A nova sede tem 300 metros quadrados. O grande destaque é nosso o auditório com 50 lugares, com ar condicionado,data show e um ótimo serviço de som.

Já estamos preparando cursos ...

Equipamentos de combate a incêndio devem ser mantidos em dia nos condomínios

15/06/2018 Sindicon Geral

A prevenção é a melhor forma de evitar incêndios nos condomínios. A tragédia que aconteceu na região do Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo, onde um prédio desabou, reacendeu a importância da manutenção dos equipamentos de prevenção e combate ao fogo. Em todos os tipos de edificações, sejam antigas, novas, comerciais ou residenciais, importante verificar se estão funcionando adequadamen...

Condomínios estão restringindo a entrega de encomendas nas unidades habitacionais para aumentar segurança

15/05/2018 Sindicon Geral

Aumentar a segurança dos condomínios é um dos principais desafios dos síndicos. Os prédios estão cada vez mais investindo na instalação de câmeras de vídeos, sensores de presença, alarmes e cercas elétricas, entre outros dispositivos. Mas saliento que é preciso adotar outras medidas para evitar furtos, roubos e outros casos de violência nos condomínios.

Os condomínios residenciais estão ...

Condomínios com vias de acesso no seu interior devem ficar atentos para evitar acidentes

15/04/2018 Sindicon Geral

A imprensa deu amplo destaque no mês de março sobre uma briga de casal que terminou em tragédia em Indaiatuba. Uma mulher de 40 anos foi atropelada pelo próprio marido em frente a um condomínio de luxo no bairro Mosteiro do Itaici, em Indaiatuba (SP).

Gostaria de fazer um alerta sobre dos condomínios que possuem ruas no seu interior. As regras são as mesmas dentro destas unidades. Menore...

Seguro dos prédios residenciais e comerciais é obrigatório

15/03/2018 Sindicon Geral

O seguro do condomínio é obrigatório por lei, segundo artigo 1.346 do Código Civil. O síndico, de acordo com a mesma lei, responde ativa e passivamente, em juízo ou fora dele, se a edificação sofrer algum dano e estiver sem o seguro.

Resolvi abordar esse assunto por causa do acidente que ocorreu recentemente em Brasília, onde a garagem de um prédio desabou e destruiu vários carros. Re...

Portaria da SLU prevê multa para quem colocar lixo na rua fora do horário

15/02/2018 Sindicon Geral

Uma nova portaria da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) que começou a vigorar no dia 11 de janeiro prevê multa para o morador que colocar o lixo para a coleta diária antes das 19h. Acho importante fazer algumas observações sobre este assunto.

Quem não seguir as orientações será notificado e poderá pagar multa que vai de R$ 185,49, no caso de não acondicionar o resíduo corretamente...

Os cuidados que devem ser tomados para evitar problemas nos condomínios durante as férias

15/01/2018 Sindicon Geral

O ano começou e no mês de janeiro as pessoas viajam para curtir as merecidas férias. Mas antes é preciso uma série de cuidados para deixar o condomínio em segurança e funcionando normalmente.

São cuidados que devem ser tomados por nós síndicos, moradores e demais colaboradores. Sugiro que antes de viajar o condomínio faça uma revisão no sistema de segurança eletrônico.

É importa...

É hora de fazer um balanço das ações e planejar 2018

15/12/2017 Sindicon Geral

O ano de 2017 foi difícil para todo mundo. A taxa inadimplência alta, aumento das despesas dos condomínios, além dos casos de violência cada vez mais comuns. Apesar de todas as dificuldades, conseguimos, com muita luta, manter tudo em ordem! Mas para isso foram horas de trabalho, muitas vezes com noites de sonos perdidas, mas agora, na hora de fazer o balanço, temos a certeza que fizemos o de m...

Garanta logo a sua inscrição para o dia do Síndico

15/11/2017 Sindicon Geral

Será dia 2 de Dezembro, no Hotel Mercure, em Belo Horizonte, um dos encontros mais esperados por nós que fazemos de tudo para manter a qualidade de vida e segurança de quem mora ou trabalha nos condomínios. O encontro anual para comemorar o dia do Síndico já está com as inscrições abertas. Como o número de vagas é limitado, garanta logo a sua participação.

Além de ser um encontro de con...

Estiagem prolongada reacende necessidade de economizar água

15/10/2017 Sindicon Geral

A estiagem prolongada reacendeu um problema que parecia ter sido solucionado. Algumas cidades do interior de Minas Gerais decretaram o racionamento de água. A Copasa informou recentemente que não há esse risco em Belo Horizonte e Região Metropolitana, mas é preciso cautela para esse bem preciso não faltar!

Sugiro que os condomínios contratem um profissional para visitar as unidades e...

Punição rigorosa para quem faz barulho nos condomínios

15/09/2017 Sindicon Geral

Tenho observado que cada vez mais as pessoas estão ficando mais em suas casas. O barulho é um dos assuntos que mais geram reclamações nos condomínios.

É direito do condômino descansar sem barulho. São diversos tipos: barulho de festa, de bagunça de criança nas áreas comuns. Engana-se que o silêncio só vale das 22 horas às 6 da manhã. Nesta faixa de horário os cuidados para não incomodar...

Como evitar processos por danos morais nos condomínios

15/08/2017 Sindicon Geral

Quero fazer um alerta importante! Os funcionários e prestadores dos condomínios devem ser tratados com carinho por todos. São essas pessoas que cuidam do lugar onde moramos ou trabalhamos.

Os condôminos não podem de forma alguma chamar a atenção destes colaboradores. Isso é uma função do síndico. A Justiça já determinou pagamento por indenização por danos morais a funcionários que al...

Desconto em taxa de condomínio não tem como ser concedido

15/06/2017 Sindicon Geral

Uma proposta que tramita no Congresso Nacional prevê descontos no valor da taxa de condomínio. O projeto ainda não foi aprovado, mas já está causando polêmica. Quero alertar que isso não tem como ser praticado! A taxa de condomínio é um rateio, ou seja, todas as despesas são divididas pelo número de moradores ou salas.

Por se tratar se rateio não é possível um desconto ou até mesmo u...

Síndicos devem ficar atentos aos “gatos” de energia

15/05/2017 Sindicon Geral

Quero fazer um alerta de um problema cada vez mais recorrente, e que se agravou por causa da crise. As ligações clandestinas, prática conhecida por “gato”, é um crime e os responsáveis podem ser punidos. Os síndicos devem ficar atentos. Caso a Cemig constate alguma ligação deste tipo saindo da energia do prédio, o condomínio pode ser penalizado.

Sugiro que o condomínio contrate um pr...

Cuidados simples podem ajudar a aumentar a segurança dos condomínios

15/04/2017 Sindicon Geral

Tenho ressaltado em nossas conversas sobre a importância da instalação nos prédios de câmeras de vídeos, alarmes, sensores de presença e cercas elétricas. Mas isso não é suficiente para barrar os casos de violência, furtos e roubos cada vez mais constantes em nosso meio. É importante que os moradores, usuários e colaboradores dos condomínios reforcem as medidas de prevenção, atitudes simples.

Boleto de pagamento da taxa de condomínio deverá constar CPF ou CNPF do condômino

15/03/2017 Sindicon Geral

Além da luta diária para manter o pagamento da taxa de condomínio em dia, agora mais uma preocupação para nós síndicos. A partir deste ano os condôminos de prédios residenciais e comerciais de todo país vão ter que se adequar a uma nova norma. Eles serão obrigados a informar o CPF ou CNPJ para que conste no boleto de pagamento do condomínio.

A medida começou a vigorar em janeiro de 2017...

Síndico ofendido em reunião recebe indenização por danos morais

15/02/2017 Sindicon Geral

Ofender o síndico durante as reuniões de condomínio pode “doer no bolso” do autor. O 1º Juizado Cível de Sobradinho, no Distrito Federal, determinou que um morador pague indenização por danos morais no valor de R$ 2,5 mil ao síndico de um prédio.O morador fez comentários ofensivos que foram registrados no livro da reunião.

Acho importante repassar essa decisão para que sirva de alerta. ...

Como impedir o aluguel de curta temporada

15/01/2017 Sindicon Geral

Aluguel de curta temporada! Quero começar o ano fazendo um alerta sobre essa modalidade de locação que pode causar sérios problemas aos condomínios. Tem crescido o número de pessoas que alugam seus apartamentos, na maioria das vezes para estranhos. Isso pode colocar em risco a segurança de todos os condôminos.

Não sabemos quem são essas pessoas. Com mais pessoas circulando pelo condomín...

Condomínios devem proibir colocação de vasos e demais objetos no parapeito

15/12/2016 Sindicon Geral

Hoje vamos fazer um alerta de um perigo que vem do alto e que pode pesar no seu bolso! Recentemente o Tribunal de Justiça de Minas mandou uma construtora pagar indenização no valor de R$ 20 mil a uma motofretista.

Uma lona que caiu de um prédio, no Bairro Serrano, em Belo Horizonte, atingiu uma moto e fez com que a sua condutora perdesse o equilíbrio. A motofretista teve fraturas e fico...

Já está valendo a convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017

15/11/2016 Sindicon Geral

Depois de quatro meses de várias rodadas de negociações, foi fechada a Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017. Gostaria de lembrar que o acordo foi fechado considerando a realidade dos condomínios e as necessidades dos trabalhadores, motivo de as negociações terem sido iniciadas em junho deste ano e só foram encerradas em outubro.

O salário das faxineiras ou serventes passa a ser de R...

Os cuidados com a febre maculosa nos condomínios

15/10/2016 Sindicon Geral

Os casos de febre maculosa registrados neste ano em Minas Gerais, especialmente em Belo Horizonte, é motivo de muita preocupação para todos nós. Os síndicos devem ficar atentos. É importante contratar uma empresa especializada em dedetização de carrapatos, transmissor da doença. Os donos dos cães devem aplicar, na mesma época da dedetização, remédios para eliminar carrapatos e demais pragas.

Segurança dos elevadores requer mais fiscalização nas empresas

15/09/2016 Sindicon Geral

A segurança dos elevadores será o tema da nossa conversa deste mês. A Lei Municipal 7.647 prevê que em cada elevador deverá constatar, em lugar de destaque, placa indicativa, com dimensões de dez centímetros por cinco centímetros, contendo nome e endereço e telefone atualizado dos responsáveis pela instalação e conservação. A placa é uma forma de todos os condôminos terem acesso às informações ...

Individualização do consumo de água pode gerar economia de até 30%

15/08/2016 Sindicon Geral

Hoje vamos analisar a Lei Federal que determinou a individualização do consumo de água. Em virtude da crise hídrica, a nova legislação é bem-vinda no momento muito importante para o mundo.

Somos a favor da nova lei pelo fato de você pagar o que realmente consumiu. Além do uso consciente da água, já ficou provado que a economia pode passar dos 30% quando o consumo é individualizado. É um...

Saiba o que fazer para valer a proibição de não fumar nas áreas comuns dos prédios

15/06/2016 Sindicon Geral

Dois assuntos têm me chamado atenção e que certamente já fizeram parte das pautas das reuniões dos condomínios. Um deles é sobre a proibição de fumar nas áreas comuns dos prédios. Ainda tem gente que insiste em não respeitar a legislação neste sentido. Sugiro que os síndicos e síndicas coloquem cartazes nos quadros de avisos reforçando sobre a proibição.

Mas não é só isso! Há casos de p...

Plano Assistencial Familiar dos empregados dos condomínios é obrigatório

15/05/2016 Sindicon Geral

Gostaria de fazer dois alertas neste espaço mensal de diálogo com todas as pessoas que se dedicam na melhor forma de administrar os condomínios.

Na convenção coletiva de trabalho que está em vigor foi criado o Plano Assistencial Familiar, benefício para todos os funcionários registrados pelos edifícios residenciais e comerciais. Todos os meses o condomínio deve repassar R$ 30 ao Sindeac...

Novo Código de Defesa Civil será tema de evento promovido pelo Sindicon

15/04/2016 Sindicon Geral

Tenho observado que as mudanças no Processo de Código Civil que começaram a vigorar em março deste ano têm gerado muitas dúvidas. O Sindicon está organizando um evento para os síndicos. O professor de Código de Processo Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora e da PUC Minas, Dhenis Cruz Madeira, vai detalhar todas as mudanças, entre elas as penhoras e os leilões.

Além de ser autor...

Reforço na segurança para evitar a atuação dos bandidos que escalam os prédios para roubar

15/03/2016 Sindicon Geral

Quatro casos foram registrados nos últimos dias em Belo Horizonte de ladrões que escalaram paredes dos prédios para roubar apartamentos. A ousadia do ladrão conhecido como "homem-aranha" ocorreu no Sion, Funcionários, Anchieta e Gutierrez. Esses crimes estão sendo investigados pela Polícia Civil, mas antes de o autor ser preso gostaria de pedir a atenção de todos para evitar esse tipo de cr...

Alerta geral para eliminar os focos do mosquito da dengue e do Zica Vírus

15/02/2016 Sindicon Geral

O Brasil está em estado de alerta! O Ministério da Saúde confirmou circulação de um novo vírus no país: o zika. Transmitida pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito da dengue, da chicungunya e da febre amarela, a doença causa dores nas articulações, no corpo e na cabeça, febre, náuseas e diarreia.

Como presidente do Sindicon, quero fazer um alerta e um pedido aos síndicos, síndicas e todos co...

Convênio firmado pelo Sindicon garante exames periódicos gratuitos

15/01/2016 Sindicon Geral

Você sabia que os exames periódicos dos funcionários dos condomínios são obrigatórios? Nesta coluna vamos tratar deste assunto de grande importância para os síndicos e síndicas! Esses exames são realizados por clínicas especializadas que possuem profissionais de diferentes áreas.

Um deles é o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), tem ainda o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacio...

Projeto que previa guaritas e vidros blindados nos condomínios é vetado pelo prefeito

25/11/2015 Sindicon Geral

Tenho uma ótima notícia para todos! Depois de vários apelos feitos pelo Sindicon, o prefeito em exercício de Belo Horizonte, Délio Malheiros, vetou o Projeto de Lei 1.024/2014. A proposição estabelecia a instalação de portões com gaiolas, botões e vagas de pânico, câmeras de monitoramento em alta resolução, vidros blindados e espelhados, muros altos e monitoramento constante.

Se fosse s...

Projeto aprovado pela Câmara Municipal não tem como ser aplicado pelos condomínios

15/10/2015 Sindicon Geral

A aprovação do Projeto de Lei 1.024/2014 pela Câmara Municipal de Belo Horizonte é motivo de preocupação de todos. O Sindicon é a favor de qualquer medida para aumentar a segurança de todos, mas a proposta aprovada pelos vereadores não tem como ser atendida. Vou explicar os motivos de ser contra a proposta.

O projeto prevê portões com gaiolas, botões e vagas de pânico, câmeras de monitor...

Auditoria garante transparência na administração dos condomínios

10/09/2015 Sindicon Geral

Uma decisão recente da Justiça de São Paulo serve de alerta para todos.

A juíza Lilian Lage Humes, da 1ª Vara Criminal Central da Barra Funda (SP), condenou homem acusado de apropriação indébita. O réu, que ocupava o cargo de síndico do edifício onde morava, teria se apropriado de R$ 22 mil pertencentes ao condomínio.

O síndico condenado terá que prestar serviços à comunidade pelo...

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento