Entrou em vigor no dia 4 de abril deste ano a Lei Federal 14.546, de 2023, que estabelece medidas de prevenção a desperdícios e de aproveitamento das águas de chuva e de reuso. Gostaria de salientar que a obrigação vale para novas construções.
Mesmo antes desta obrigação prevista em lei, em Belo Horizonte alguns condomínios já fazem a reutilização da água da chuva e do uso diário das pessoas. A água usada em chuveiros, pias dos banheiros e de máquinas de lavar roupas vai para um reservatório.
Depois de tratada, essa água é usada para regar plantas e na limpeza dos espaços comuns. Além de ser uma medida que ajuda o meio ambiente, a reutilização da água gera economia para os condomínios.
O Sindicon MG aprova a reutilização da água. No mês de abril os canais de tevês de Belo Horizonte, entre eles a Record Minas e TV Horizontes, destacaram a importância da Lei Federal, e entrevistaram o presidente do Sindicon MG sobre a importância da reutilização da água.
A redução no valor da conta de água começa a contabilizada a médio e longo prazo, justificando o investimento na instalação dos equipamentos e tecnologia de reutilização da água.