Os desabamentos de prédios ocorridos em várias regiões do Brasil nos últimos dias reacenderam a necessidade de uma lei que obrigue o Laudo de Vistoria Predial. No Rio de Janeiro, por exemplo, essa vistoria é obrigatória. Sou um defensor desta lei para garantir a segurança de todos.
A vistoria predial deve ser realizada a cada 5 anos. Mesmo onde não há essa obrigatoriedade, eu defendo que os condomínios contratem uma empresa especializada para realizar um pente fino nos prédios. É nestas vistorias que os profissionais especializados constatam o que é preciso ser feito para evitar desabamentos de parte da estrutura ou de toda edificação.
Pequenas infiltrações ou um vazamento podem causar sérios danos à estrutura do prédio. Quando esses problemas são identificados, e os reparos realizados, os riscos são descartados. Outro cuidado importante é na hora de realizar as reformas dos apartamentos e salas dos condomínios.
Antes de realizar essas obras, deve ser providenciado um projeto assinado por um arquiteto. Por exemplo, somente o profissional qualificado pode autorizar a retirada de uma parede. A retirada de uma parede que seja estrutural pode causar o desabamento de um prédio.
Além do Laudo de Vistoria Predial, é importante que os condomínios façam a manutenção predial nas calhas e demais sistema de captação de água, como por exemplo, limpeza dos ralos e caixas de gordura.
Para ficar por dentro de todas as novidades do Sindicon MG é importante se filiar e acompanhar as nossas redes sociais, @sindiconmg. Você fica sabendo em primeira mão de todas as informações dos cursos e palestras gratuitos oferecidos pelo nosso sindicato.
Acesse também o nosso site https://www.sindiconmg.org.br/