O presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz, realizou uma reunião com o presidente da Associação de Engenharia Mecânica e Industrial de Minas Gerais (Abemec-MG) e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MG), engenheiro Ronaldo Bandeira, e com representantes de empresas de instalação e manutenção de elevadores, no dia 16 de abril para debater diretrizes para a elaboração de uma nova norma para elevadores em Belo Horizonte.
Durante o encontro, Carlos Eduardo expôs às empresas os principais problemas apontados pelos síndicos na relação com técnicos e com as próprias corporações, bem como pôde ouvir delas as dificuldades de dialogar com os condomínios. “São diversos problemas relativos à manutenção dos elevadores, desde a falta de anotação das ocorrências no livro de registros até a procura por contratos de manutenção com preços muito abaixo do necessário ou até da média do mercado, o que faz com que muitos prédios contratem profissionais mal-qualificados e sem compromisso com a responsabilidade que o bom funcionamento dos elevadores precisa”, explica o presidente.
A reunião foi preparatória para um encontro com vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte em que o Sindicon MG, a Abemec MG e as empresas vão propor a atualização da lei dos elevadores da capital (Lei nº 7647/99). O objetivo é garantir mais segurança para condôminos, funcionários e visitantes. “Apesar de ser o meio de transporte mais seguro do mundo, têm acontecido muitos acidentes com elevadores recentemente. Somente neste ano, temos notícias de 14 mortes no Brasil”, diz Carlos Eduardo.
O encontro com os parlamentares ainda vai ser agendado.