Cuidado com o golpe da falsa vistoria dos Bombeiros

08/07/2025 | Segurança

Crédito: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

O Corpo de Bombeiros emitiu alerta de golpe em nome da corporação. Entre os casos estão e-mails encaminhados para empresas, informando que o “Corpo de Bombeiros” fará averiguação das instalações até determinada data e não conseguiram efetuar contato telefônico com o setor financeiro da empresa.

A mensagem inclui um link falso com as possíveis irregularidades e alega, ainda, que a visita é feita mediante denúncia anônima.

A corporação informou que, em Minas Gerais, as vistorias são realizadas somente pelo Corpo de Bombeiros Militar, sendo assim, nenhuma entidade civil está habilitada para tal atividade. Por isso, os bombeiros acreditam que se trata de um golpe.

A orientação é que quem receber um e-mail semelhante não clique em links de mensagens como essas e que sejam denunciadas na delegacia de crimes cibernéticos. Esse crime é estelionato, que é de ação penal pública condicionada a representação das vítimas, conforme determinação legal, para a instauração de inquéritos. Ou seja, para que a polícia investigue e os criminosos sejam pegos, é necessário fazer a denúncia.

A orientação é que todo cidadão lesado compareça a uma delegacia de polícia mais próxima de sua residência para propor a devida representação criminal e apresente as provas/documentos que possam subsidiar o trabalho de polícia judiciária.

Já o Sindicon MG recomenda que os síndicos ou proprietários de lojas em condomínios comerciais ou mistos também fiquem de olho nas pessoas que por acaso apareçam nos locais e impeçam a entrada para evitar assaltos.

O sindicato enfatiza ainda que é obrigatório que as edificações tenham o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros -, que vai atestar que elas atendem os critérios de prevenção a emergências, como incêndios (https://sindiconmg.org.br/lojas-em-condominios-mistos-devem-ter-avcb/). “Os alertas de golpe servem para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de verificar todas as informações que recebem via internet, mas não podem afastá-las do cumprimento das obrigações para com a segurança e o Estado. Empresas e condomínios precisam fazer todos os procedimentos legais para que sejam seguros para trabalhadores e frequentadores”, orienta o presidente do Sindicon MG, advogado condominialista Carlos Eduardo Alves de Queiroz.

Para a emissão de AVCB é necessário acessar o portal do Infoscip por meio do site www.prevencaobombeiros.mg.gov.br e, no menu de consultas, escolher a opção “AVCB – Emissão”.

https://www.youtube.com/shorts/v2tYZjVZnXA
Outras Notícias