Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

Encontro internacional discute manutenção de elevadores em Belo Horizonte

Evento vai reunir especialistas brasileiros e norte-americanos para troca de informações e experiências para melhor utilização e cuidado com o equipamento

08/05/2015 Sindicon Manutenção

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas), a Associação de Engenharia Mecânica e Industrial de Minas (Abemec-MG) e o Sindicato das Empresas de Elevadores (Seciemg-MG), com apoio do Sindicon, realiza no dia 14 de maio, o primeiro encontro internacional sobre manutenção de elevadores.

Diariamente, milhares de pessoas usam elevadores em Belo Horizonte; no entanto, o que poucas sabem é que muitos equipamentos sofrem com a falta de cuidados periódicos, o que pode ser perigoso para a segurança dos usuários.

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em 2009, demonstrou que, nos mais de 300 mil elevadores em operação no Brasil, 80% foram construídos e baseados em normas antigas, que não exigiam, por exemplo, a luz de emergência e o intercomunicador. De acordo com o especialista em transporte vertical e conselheiro do Crea-Minas, engenheiro mecânico Ronaldo Chartuni Bandeira, a média de acidentes em elevadores em Belo Horizonte é de um a cada 3,8 meses, com a ocorrência de uma morte a cada 7,6 meses. O dado é contabilizado desde outubro de 2007.

Outro fator importante para a manutenção dos elevadores sempre em dia é a responsabilidade do condomínio. Cabe ao síndico observar se a empresa está cumprindo o contrato de visita mensal ao prédio e fazendo laudo anual obrigatório, e chamar o técnico ou engenheiro da empresa sempre que o elevador apresentar qualquer problema. “Caso o síndico não adote essa postura, ele pode responder se por omissão e é isso que vou explicar aos presentes durante o encontro”, afirma o presidente do Sindicon, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz.

Com o tema principal “Gestão de Manutenção em Elevadores”, o seminário vai mostrar a realidade do mercado e da segurança dos elevadores em solo americano. O encontro também vai abordar tópicos como “Novas tecnologias utilizadas”, “Eficácia e produtividade”, “Indicadores de desempenho”, “Relação mercado, órgãos fiscalizadores e consultores”. Os palestrantes serão o presidente da National Association of Elevator Contractors (Naec), entidade de 65 anos que reúne a cadeia produtiva de transporte vertical nos EUA, Mr. Brian Farley, e a diretora executiva da Naec, Mrs. Teresa Whitham.

As inscrições e programação completa estão no site: http://www.abemec.com.br/naec/. As vagas são limitadas.

Serviço:

Data: 14/05/2015
Horário: 09h às 14h30
Endereço: Sede do Crea-Minas - Av. Álvares Cabral, 1600, Santo Agostinho. Belo Horizonte – MG

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento