Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

Temporais alertam para necessidade de prevenção de danos

20/11/2018 Sindicon Legislação

Pedro Aihara - Corpo de Bombeiros MG
Inundação na Avenida Vilarinho, 15/11/18

A forte chuva que caiu em Belo Horizonte no dia 15 de novembro provocou pelo menos 3 mortes e muita destruição. Um condomínio próximo à região da avenida Vilarinho, em Venda Nova, inundou e a parede de uma loja próxima foi derrubada. E o período chuvoso mal começou.

Segundo meteorologistas, a chuva está mais intensa e concentrada em menos meses do ano. Por isso, a capacidade de fazer estragos aumenta mais. Assim, é fundamental que os condomínios, principalmente os localizados em áreas sujeitas a inundações, tenham um seguro que cubra os eventuais danos.

“Muitos condomínios, ao tentarem contratar um seguro barato, deixam de fora cláusulas importantes, que eles acham que nunca vão precisar, mas que vão fazer falta depois”, alerta o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiróz.

Entre as coberturas que podem ser adquiridas estão reparos em danos estruturais, veículos e demais equipamentos, em virtude de temporais.

Além disso, é fundamental que os condôminos e funcionários trabalhem juntos pela limpeza do condomínio. “Sempre vejo muitos casos de falta de cuidado com a limpeza dos prédios. Pessoas que jogam lixo pela janela, não têm cuidado ao retirar os sacos de lixo ou que tiram no horário errado e que jogam sujeira nas ruas. Esse resíduo vai se acumulando e entupindo ralos, bocas de lobo e outros canais de escoamento da água, provocando inundações e danos”, explica ele.

Por isso, o síndico deve ficar atento a essas questões e discuti-las com os condôminos para que as melhores soluções de prevenção possam ser tomadas.

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento