Jornal do Síndico

Coluna Sindicon MG

Lei Federal obriga a reutilização da água nos condomínios

15/05/2023 Sindicon Geral

Entrou em vigor no dia 4 de abril deste ano a Lei Federal 14.546, de 2023, que estabelece medidas de prevenção a desperdícios e de aproveitamento das águas de chuva e de reuso. Gostaria de salientar que a obrigação vale para novas construções.

Mesmo antes desta obrigação prevista em lei, em Belo Horizonte alguns condomínios já fazem a reutilização da água da chuva e do uso diário das pessoas. A água usada em chuveiros, pias dos banheiros e de máquinas de lavar roupas vai para um reservatório.

Depois de tratada, essa água é usada para regar plantas e na limpeza dos espaços comuns. Além de ser uma medida que ajuda o meio ambiente, a reutilização da água gera economia para os condomínios.

O Sindicon MG aprova a reutilização da água. No mês de abril os canais de tevês de Belo Horizonte, entre eles a Record Minas e TV Horizontes, destacaram a importância da Lei Federal, e entrevistaram o presidente do Sindicon MG sobre a importância da reutilização da água.

A redução no valor da conta de água começa a contabilizada a médio e longo prazo, justificando o investimento na instalação dos equipamentos e tecnologia de reutilização da água.

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento