Jornal do Síndico

Coluna Sindicon MG

Pequenas atitudes ajudam a manter um ambiente agradável nos condomínios

15/03/2022 Sindicon Geral

As imagens de uma funcionária de um prédio sendo agredida por um homem no Rio Grande do Sul chocaram o Brasil, e reacenderam a importância do respeito aos funcionários dos condomínios. O Sindicon MG reforça que o tratamento desumano deve ser combatido por todos.

Os casos de agressões verbais e até físicas podem gerar processos na Justiça contra os agressores e até contra os condomínios. É importante que os síndicos e síndicas orientem os condôminos que qualquer reclamação sobre algum ato dos colaboradores deve ser encaminhada por escrito para o condomínio. Isso evita discussões que podem gerar atritos.

O mesmo deve acontecer quando o funcionário constatar que alguém o desrespeitou ou se alguma regra do condomínio não foi cumprida. O colaborador deve evitar chamar a atenção dos condôminos, evitando discussões. Quem deve fazer isso é o síndico. O Sindicon MG já realizou um curso sobre mediação de conflitos. Ainda neste ano, em data a ser definida, vamos organizar mais um curso sobre este assunto.

Gostaria de fazer um outro alerta! Os condôminos devem evitar fazer acusações ou denúncias contra os síndicos e síndicas. Há casos de pessoas que fizeram isso sem nenhum fundamento, e acabaram sendo processadas pelos síndicos. Antes de fazer uma acusação, procure se informar, peça informações ao condomínio. Todos esses cuidados ajudam a manter um ambiente agradável onde moramos ou trabalhamos.