Jornal do Síndico

Coluna Sindicon MG

Condomínios devem reforçar a segurança para evitar a ação de criminosos

15/08/2021 Sindicon Geral

Alguns cuidados podem fazer a diferença para evitar a ação dos criminosos. Com a volta gradual do trabalho presencial, mais pessoas estão saindo e entrando pelos condomínios. É importante ficar atento para não deixar os portões de acesso abertos. Em um piscar de olhos os marginais aproveitam essas situações para cometer crimes. Recentemente foram duas ocorrências registradas na Região Oeste de Belo Horizonte.

Nos condomínios onde não há um porteiro físico esses cuidados devem ser redobrados. É importante ativar os alarmes, verificar se os portões estão trancados. Sugiro ainda que os condomínios estabeleçam regras para o acesso de prestadores de serviços e entregadores. Em alguns condomínios o acesso não é permitido. Cada condômino deve descer até a portaria para receber essas mercadorias.

Sobre o acesso dos prestadores de serviços, essas pessoas precisam apresentar o crachá de identificação, e o responsável pela casa ou sala comercial precisa estar presente. Caso esse profissional precise retornar, é necessário acionar o responsável para que a sua entrada seja autorizada. No caso dos motoboys, eles não podem entrar nos condomínios usando capacete.

É importante entrar em contato com as empresas e órgãos públicos para confirmar a identidade da pessoa que está acessando o condomínio.

Outra sugestão é incentivar que participação dos moradores na Rede de Vizinhos Protegidos da Polícia Militar. Os responsáveis pela segurança onde o condomínio está localizado sempre dão dicas importantes de formas de aumentar a segurança das casas e dos estabelecimentos comerciais.

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento