Jornal do Síndico

Coluna Sindicon MG

Momento de economizar para evitar o racionamento de água e de energia

15/06/2021 Sindicon Geral

A Agência Nacional de Energia Elétrica adotou a bandeira tarifária vermelha patamar 1 para as contas de luz a partir do mês de maio. A mudança representa um valor de R$ 4,16 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. A medida foi adotada em função do nível baixo da maioria dos reservatórios do país.

Em Minas Gerais a situação é mais preocupante! O sistema Paraopeba, importante para abastecer a Região Metropolitana de Belo Horizonte, não poderá ser usado na captação de água em função de um atraso nas obras.

A bandeira vermelha é um sinal de alerta! Além do custo maior da energia, a situação preocupa em função do risco de um racionamento de água. Para evitar que isso ocorra é preciso que todos colaborem. A água não deve ser usada para remover o lixo das calçadas e passeios.

Sugiro que os síndicos e síndicas orientem os colaboradores a ajudar na economia de água. Essa mesma orientação deve ser dada aos condôminos. Se todos colaborarem o risco de um racionamento de água e de energia será menor.

É importante que seja feita uma revisão em toda rede do prédio. Um pequeno vazamento no vaso sanitário ou em uma torneira pode gerar desperdício. Sugiro que o condomínio contrate um profissional para realizar esses reparos.

Se todos os vazamentos forem sanados, o valor da conta de água vai cair, além de ajudar na economia de água em um momento que exige a colaboração de todos.

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento