Jornal do Síndico

Coluna Sindicon MG

Sindicon MG faz alerta sobre os casos de violência nos condomínios

15/03/2021 Sindicon Geral

Os casos de violência verbal e até de agressões físicas têm sido recorrentes nos condomínios de Belo Horizonte, de outras cidades de Minas Gerais e do Brasil. O Sindicon MG, juntamente com os sindicatos dos trabalhadores está em alerta para combater esse tipo de conflito. Os casos de violência, na maioria das vezes, são contra os funcionários dos condomínios.

Sugiro que os síndicos e síndicas orientem os condôminos para evitar chamar a atenção dos funcionários, o que evita os conflitos. Qualquer reclamação referente aos colaboradores deve ser encaminhada por escrito ao condomínio. Cabe ao síndico chamar a atenção dos funcionários caso seja necessário.

O condomínio pode ser obrigado a indenizar os funcionários vítimas das agressões. Isso ocorre pelo fato de a agressão ter ocorrido no interior do condomínio. Por esse motivo, é importante uma ação preventiva para evitar esse tipo de situação.

É importante um clima harmonioso entre todos no condomínio. Com a pandemia de Covid-19, as pessoas estão ficando mais tempo em casa, além das crianças e adolescentes que estão sem as aulas presenciais. Com mais pessoas circulando pelas portarias e áreas comuns dos condomínios, a chance de uma discussão é maior, mas cabe a todos tentar ser o mais tolerante possível.

Gostaria de fazer outro alerta! As pessoas devem evitar denúncias infundadas contra os síndicos e síndicas. Já tivemos casos de ações na Justiça ajuizados pelos síndicos que foram alvos de denúncias sem provas. Eles conseguiram receber indenizações de pessoas que fizeram denúncias sem nenhum fundamento.