Jornal do Síndico

Coluna Sindicon MG

A importância do planejamento financeiro nos condomínios para enfrentar as dificuldades

15/01/2021 Sindicon Geral

O planejamento financeiro é uma das formas de amenizar as dificuldades do ano que está começando! Sugiro que os síndicos e síndicas façam no início de 2021 uma previsão de todas as despesas. O ano começa com previsão de aumento de insumos, inflação em alta, além dos contratos dos prestadores de serviços que provavelmente terão reajuste acima do esperado.

Tudo isso pode gerar aumento da inadimplência, o que reforça a importância do planejamento financeiro. Em setembro de 2021 acontece o reajuste dos salários dos colaboradores dos condomínios. Essa previsão de aumento de despesa também tem que ser considerada.

Além disso, em breve acontece o reajuste da construção civil, o que pode aumentar os custos das obras. Tenho constatado a falta de material e até mão de obra, o que pode aumentar as despesas destas obras.