Seminário em BH debate gestão condominial

24/06/2024 | Gestão

O presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz, representou o sindicato nos três dias do “III Seminário Gestão de Condomínios e Seus Desafios”, promovido pelo Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG), em Belo Horizonte. O evento aconteceu entre 19 e 21 de junho e reuniu profissionais de diversas especialidades relacionadas à legislação e gestão condominial.

Na palestra, Carlos Eduardo contou um pouco da história do Sindicon MG e falou sobre a importância da representatividade do sindicato junto aos condomínios.

O Sindicato dos Condomínios Comerciais, Residenciais e Mistos de Minas Gerais completou 35 anos de fundação em março de 2024. Nas duas primeiras décadas de existência, o sindicato tinha abrangência apenas regional, atuando em Belo Horizonte e na Região Metropolitana. Porém, em 2018, o sindicato expandiu suas atividades para todo o estado e hoje representa também os condomínios do interior de Minas Gerais, diante de tanta demanda dos síndicos do interior.

Entre os serviços oferecidos estão a negociação das Convenções Coletivas de Trabalho com os sindicatos de trabalhadores em condomínio, a orientação jurídica para síndicos que procuram o Sindicon MG, assinatura de convênios com prestadores de serviço para baratear custos para os condomínios, informação por meio do site e das redes sociais, elaboração de cursos e palestras frequentes para a qualificação dos síndicos (sendo esse um projeto que atrai muitas pessoas, mostrando a necessidade que os próprios gestores têm de se aperfeiçoarem), o diálogo com órgãos públicos e a promoção do Dia do Síndico, maior evento para a categoria, realizado anualmente, em Belo Horizonte, em parceria com o Jornal do Síndico.

O presidente também falou sobre alguns dos principais problemas que os condomínios enfrentam atualmente. Um deles são os acidentes com elevadores. Segundo Carlos Eduardo, pelo menos 15 pessoas já morreram em todo o Brasil em acidentes com esses equipamentos. O outro problema que tira o sono dos síndicos é a violência urbana. Nos últimos anos, condomínios de Belo Horizonte e outras grandes cidades do estado têm sido alvo de bandidos que invadem garagens para levar o que está disponível ou fazem arrastões em apartamentos, roubando dinheiro, joias e até armas. Para o presidente, muitos desses crimes acontecem por negligência dos próprios moradores, que não tomam medidas simples de segurança, como esperar o portão da garagem fechar antes de sair com o carro.

Ao término da palestra, Carlos Eduardo foi questionado sobre qual é o maior desafio do síndico. Segundo ele, a resposta é a administração financeira e a educação dos condôminos. “Muitas pessoas hoje não querem ser síndicas porque está faltando respeito. As pessoas acham que o síndico tem que atender a qualquer hora, tem que responder um whatsapp imediato(…) Em [grupos de] whatsapp tem até ofensas e isso é desagradável”, comenta ele. Sobre a administração, o presidente afirma que “tem pessoas que querem ver somente os interesses particulares delas [resolvidos]. E o prédio é muito mais complexo”, conclui ele.

Assista a palestra no link abaixo.