Após enchentes, condomínios precisam lavar as caixas d’água

20/01/2025 | Manutenção

crédito: Reprodução Internet

Depois dos temporais dos últimos meses, o calorão chegou a Minas Gerais e, com ele, o aumento no consumo de água nos condomínios. Pensando nisso, você já se lembrou de lavar a caixa d’água do prédio? A limpeza periódica garante que a água que chega na torneira está livre de impurezas que podem fazer mal à saúde.

A limpeza da caixa d’água deve ser feita, pelo menos, duas vezes por ano, dependendo da qualidade da água distribuída no município. Para isso, o condomínio deve contratar uma empresa especializada, que tenha referências de outros clientes e que utilize técnicas e equipamentos corretos. Isso porque dependendo de como a higienização for feita, o resultado pode ser desastroso. “Tem muita gente que não sabe, mas a caixa d’água tem que ser escovada e não jateada; caso contrário a impermeabilização pode ser danificada”, ressalta o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz.

Enchentes – O presidente lembra ainda que, durante o período chuvoso, as enchentes e transbordamentos de rios e córregos podem ter contaminado a água usada para o abastecimento. Esse é mais um motivo para que o reservatório do prédio seja higienizado. “Tem condomínios que ficam anos sem fazer essa limpeza. É um perigo para a saúde de condôminos e funcionários”, alerta Carlos Eduardo.

Para contratar a empresa, uma dica é fazer uma busca na internet. Verifique se ela tem CNPJ ativo, endereço, telefone, se há avaliações de clientes e se ela mostra as técnicas e produtos para a limpeza. Veja também se há reclamações no site Reclame Aqui. O importante é se cercar de cuidados para ter o melhor serviço.

Outras Notícias