O ano começou e no mês de janeiro as pessoas viajam para curtir as merecidas férias. Mas antes é preciso uma série de cuidados para deixar o condomínio em segurança e funcionando normalmente.
São cuidados que devem ser tomados por nós síndicos, moradores e demais colaboradores. Sugiro que antes de viajar o condomínio faça uma revisão no sistema de segurança eletrônico.
É importante verificar se os alarmes estão funcionando, se as câmeras de vídeo estão gravando as imagens, além de uma verificação nos sensores de presença e nas cercas elétricas. Sugiro que antes das férias, o síndico deixe um representante em condições de resolver os problemas que possam surgir na sua ausência. O ideal é que esse representante seja o sub-síndico, mas como alguns prédios não tem esse cargo, uma pessoa do conselho fiscal deve ficar na função. Ela deve ter acesso a toda estrutura do condomínio. Imprevistos podem acontecer, mas nada melhor que pensar em tudo antes da viagem.
Mas não é só isso! Observo que é comum algumas pessoas emprestarem a residência para familiares ou amigos. É importante que o condomínio seja avisado, com a indicação dos nomes destas pessoas. Esse cuidado aumenta a segurança de todos. Se a residência estiver fechada, com os proprietários viajando, os moradores podem acionar a polícia caso ela seja invadida por bandidos.
Aproveito para desejar a todos nesta nossa primeira coluna de 2018 um ano repleto de realizações e renovo meu compromisso de lutar pelos interesses de quem vive e trabalha nos condomínios. Esse compromisso é meu e de toda equipe do Sindicon!