Um dos desafios para conter o avanço da COVID-19 é o isolamento social. No momento mais difícil da pandemia, os cuidados nos condomínios precisam ser redobrados. Sugiro o fechamento das áreas de lazer, salão de festas, do espaço gourmet e demais locais que possam gerar aglomerações.
Sugiro que antes de tomar essas decisões, seja realizada uma consulta aos condôminos, uma espécie de enquete. Caso essas medidas tenham a aprovação da maioria, o próximo passo é comunicar a todos sobre essas restrições de uso dos espaços comuns.
E caso ocorram aglomerações no condomínio, sugiro que a Polícia Militar seja acionada. É uma forma de combater a pandemia, preservando vidas. Não é hora de festas ou de reuniões.
Sugiro também que os condomínios reforcem outras medidas para evitar a propagação dos casos de Covid-19. Reforçar a limpeza da portaria, dos corredores e dos elevadores. Outra sugestão é sobre o uso de máscaras.
Os moradores ou visitantes sem a proteção individual poderão ser impedidos de entrar no condomínio. O elevador deve ser usado por no máximo duas pessoas por vez. É importante que sejam colocados avisos nas portarias sobre essas regras.
Com o avanço da aplicação da vacina contra a doença, estamos na esperança que em breve as reuniões poderão ocorrer, mas para isso é importante evitar as aglomerações e qualquer atitude que possa colocar a sua saúde e dos outros em risco.