Hoje vamos analisar a Lei Federal que determinou a individualização do consumo de água. Em virtude da crise hídrica, a nova legislação é bem-vinda no momento muito importante para o mundo.
Somos a favor da nova lei pelo fato de você pagar o que realmente consumiu. Além do uso consciente da água, já ficou provado que a economia pode passar dos 30% quando o consumo é individualizado. É uma forma de reduzir as despesas dos condomínios.
A nova lei entra em vigor dentro de cinco anos, mas é bom lembrar que ela não vale para os prédios já construídos. Mas qualquer edificação coletiva pode fazer a individualização, há empresas particulares no mercado que realizam este trabalho.
É bom lembrar que a Copasa não faz a leitura dos hidrômetros, esse trabalho geralmente é realizado pela mesma empresa que instalou a individualização. Por conta gerada é cobrado um valor. Tudo isso deve estar previsto em um contrato.
Com a divulgação da nova lei, estou sendo procurado pelos síndicos que querem saber se é possível cortar a água de quem não paga as taxas do condomínio em dia. Isso só pode ser feito quando tiver previsto na convenção.