Conta de luz sobe quase 20% em Minas Gerais

22/05/2018 | Geral

Consumidores residenciais de energia elétrica de Minas Gerais terão reajuste nas contas de 18,53%. O anúncio foi feito no dia 22/05 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e passa a valer a partir do dia 28/05. De acordo com a Agência, 8,3 milhões de unidades atendidas pela Cemig vão ser afetadas pelo reajuste.

Segundo a Aneel, a revisão tarifária periódica reposiciona as tarifas cobradas dos consumidores após analisar os custos eficientes e os investimentos prudentes para a prestação dos serviços de distribuição de energia elétrica, em intervalo médio de quatro anos. No caso da Cemig as revisões ocorrem a cada cinco anos.

Para o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiróz, o aumento foi muito expressivo e pode prejudicar os condomínios. “Os síndicos vão ter que ficar atentos à projeção orçamentária do ano para ver se o reajuste vai poder ser pago com a receita que foi prevista. Além disso, economizar deve ser a palavra de ordem. Aqueles que ainda não instalaram sensores de presença e lâmpadas de LED nas áreas comuns devem fazê-lo, porque esses equipamentos proporcionam menor consumo. O síndico também precisa verificar se não está havendo desperdício de eletricidade, com lâmpadas ligadas durante o dia ou instalações precárias que proporcionam fuga de energia”, alerta Carlos Eduardo.

Outras Notícias