O pico de casos de dengue, zika e Chikungunya em Minas Gerais é esperado para o mês de março. O momento é de intensificar as medidas de prevenção e combate ao Aedes aegypti. É importante que todos colaborem para combater os focos de transmissão da doença.
Sugiro que os condomínios façam campanhas educativas dirigidas aos condôminos. É importante facilitar a entrada nos imóveis dos técnicos das secretarias municipais de saúde que combatem os focos do Aedes aegypti.
Com o aumento dos casos da doença, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais decretou estado de emergência. Segundo o Ministério da Saúde, a maioria dos focos de Aedes aegypti está em casa.
Entre as medidas que devem ser adotadas estão o esvaziamento de garrafas (com a colocação das mesmas com o gargalo para baixo), limpeza das calhas, colocação de areia nos pratos das plantas e fechamento dos tonéis.
Outra medida importante é não deixar as lixeiras expostas à chuva. Também é preciso verificar se as caixas-d’água estão bem fechadas, além de eliminar pneus e demais objetos que podem acumular água.
Cursos e palestras gratuitos
O Sindicon MG dará continuidade em 2024 aos cursos e palestras gratuitos de temas que interessam aos síndicos e síndicas. É importante acompanhar as nossas redes sociais @sindiconmg para ficar atento à agenda destes cursos e palestras que têm número limitado de participantes. As informações sobre os cursos e palestras são publicadas no nosso site,www.sindiconmg.org.br.