Aneel aciona bandeira vermelha e contas de luz vão ficar mais caras

03/09/2024 | Comunidade

A tarifa de energia elétrica está mais cara a partir deste mês de setembro. É que a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – acionou a bandeira vermelha patamar 2, que acrescenta de R$ 7,877 a cada 100 kilowatts-hora (kWh) consumidos.

De acordo com a Agência, a bandeira vermelha patamar 2  foi acionada em razão da previsão de chuvas abaixo da média em setembro, resultando em expectativa de afluência nos reservatórios das hidrelétricas do país em cerca de 50% abaixo da média.

O cenário de escassez de chuvas, somado ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz com que as termelétricas, que têm energia mais cara que as hidrelétricas, passem a operar mais. A expectativa é que com o valor mais alto na conta de luz, os consumidores reduzam o gasto com energia elétrica, diminuindo a demanda sobre a produção do insumo. “Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, a vigilância quanto ao uso responsável da energia elétrica é fundamental. A orientação é para utilizar a energia de forma consciente e evitar desperdícios que prejudicam o meio ambiente e afetam a sustentabilidade do setor elétrico como um todo. A economia de energia é essencial para a preservação dos recursos naturais”, diz a Aneel. Ainda segundo a agência, a bandeira vermelha patamar 2 não era acionada desde agosto de 2021.

Mais uma vez, o Sindicon MG orienta os síndicos a tomarem medidas de economia de energia elétrica para evitar que esse reajuste, que deve ser temporário, pese na taxa condominial. No site (https://sindiconmg.org.br/noticias-geral/) é possível encontrar diversas dicas de economia de água e luz, que estão entre os principais gastos do condomínio.

Também é necessário que os condôminos fiquem atentos para o uso racional dos recursos que a estrutura oferece. Para quem vive em condomínios com área de lazer, vale lembrar de desligar luzes e equipamentos ao fim do uso e não deixar chuveiros abertos ou pingando após a utilização.

O síndico também pode pedir à empresa de manutenção para programar os elevadores para o funcionamento inteligente, para que apenas um carro atenda o chamado, evitando tanto o gasto energético quanto o desgaste do equipamento. Outra medida é desligar o aquecimento da piscina quando houver menor demanda de uso.


Atualização:

Após o anúncio do acionamento da bandeira vermelha patamar 2, a Aneel realizou uma revisão nos cálculos e reduziu o patamar para 1, no dia 4 de setembro. Segundo a Agência, “ a redução do patamar da bandeira vermelha ocorre após a correção de informações do Programa Mensal de Operação (PMO) de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS). Diante dessa alteração, a ANEEL solicitou para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) avaliação das informações e recálculo dos dados, o que indicou o acionamento da bandeira vermelha patamar 1. Nesse patamar serão cobrados R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora consumidos”.

A Aneel esclareceu ainda que a mudança é válida a partir de 1° de setembro. Para as contas que já foram faturadas, a devolução será feita até o segundo ciclo posterior à constatação do ajuste, conforme disposto no artigo 323, parágrafo 3° da Resolução Normativa 1000 que trata dos direitos e deveres dos consumidores.

Outras Notícias