Condôminos também devem se proteger contra as doenças respiratórias nesta época do ano

20/05/2025 | Comunidade

As autoridades de saúde de Minas Gerais alertam para a necessidade de vacinação contra a gripe para todas as pessoas acima de 6 meses de idade. O estado e diversos municípios, incluindo Belo Horizonte, Contagem e Betim, decretaram situação de emergência em saúde pública por causa da superlotação dos hospitais por pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave, que engloba doenças como a influenza, bronquiolite e Covid-19, entre outras. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, mais de 400 mineiros já morreram. Apesar da campanha nacional de vacinação ter começado no dia 7 de abril, a meta de 90% de cobertura ainda está longe de ser atingida.

Por isso, o Sindicon MG recomenda que os moradores, funcionários e demais frequentadores de condomínios que ainda não se vacinaram não percam tempo e procurem um posto de saúde para se imunizar. “Os condôminos muitas vezes dividem espaços fechados, como portarias e elevadores. Basta uma pessoa infectada com o vírus da influenza ou o coronavírus para infectar as demais e as doenças se espalharem pelo condomínio. Assim, quem estiver vacinado se protege de desenvolver as formas mais graves dessas infecções e evita a necessidade de atendimento médico”, explica o presidente do Sindicon MG, advogado condominialista, Carlos Eduardo Alves de Queiroz.

Prevenção – Além disso, é recomendado que os porteiros usem máscara, tanto se estiverem com sintomas respiratórios, quanto para se protegerem durante o trabalho. É que, com a quantidade de pessoas que transitam pela portaria, os profissionais ficam mais vulneráveis ao contágio.

Cada doença respiratória tem sintomas próprios mas, em comum, elas provocam tosse, dor de garganta, febre, coriza e dor de cabeça. Nesses casos, o melhor é procurar um médico e não se automedicar.

Para evitar a transmissão é importante adotar os mesmos cuidados da época da pandemia: manter o distanciamento social, adotar a etiqueta da tosse (utilizar a dobra do cotovelo para tapar a boca e o nariz ao tossir e espirrar), lavar as mãos com frequência, não passar as mãos sujas no rosto e utilizar máscaras.

Outras Notícias