O Sindicon e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) renovaram o convênio que permite aos condomínios incluírem condôminos inadimplentes no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Esse é mais um instrumento para estimular o pagamento em dia das taxas condominiais.
O convênio garante taxas mais baratas para os condomínios que fizerem a adesão. De acordo com o presidente do Sindicon, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiróz, as consequências de ter o nome sujo no mercado são bastante prejudiciais ao inadimplente; por isso, ele acredita que todos vão querer estar em dia com as obrigações para com o prédio. “Estar no SPC é bem ruim. Por exemplo, as empresas consultam o serviço. Se o nome do condômino estiver lá, elas não fecham qualquer tipo de negócio, porque fica provado ali que a pessoa é impontual com os pagamentos”, explica ele.
Mas, ao aderir ao SPC, os síndicos devem ficar atentos. A dívida com o condomínio é do imóvel e não necessariamente do ocupante da unidade. Então, o notificado deve ser o proprietário, ainda que o imóvel esteja alugado.
Outras informações sobre o SPC podem ser obtidas aqui: Site SPC