Aedes pica de dia e à noite

11/02/2016 Sindicon Campanha Contra a Dengue

Até pouco tempo atrás, pensava-se que o aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, picava apenas durante o dia. Mais precisamente na parte da manhã ou no crepúsculo.

No entanto, pesquisadores do Instituto Butantan descobriram que o mosquito preto rajado de branco evoluiu e agora ataca também à noite. E ele é bem sorrateiro; não faz praticamente nenhum barulho ao voar, bem diferente do pernilongo que inferniza as nossas noites de sono.

Outra característica bem peculiar do aedes, é que ele prefere picar pernas e pés, mas se contenta com qualquer área exposta do corpo. Por isso, médicos recomendam o uso de calças compridas, especialmente pelas grávidas, que correm o risco de terem bebês com microcefalia se contaminados com o vírus zika.

Porém, com esse calorão que faz no início de 2016, é bastante difícil atender à recomendação. Então, para se proteger, uma alternativa é o uso de repelentes no corpo. Existem várias marcas no mercado e não há restrição para as grávidas.

Uso de inseticidas spray e de parede também pode ajudar, mas é preciso tomar cuidado com plantas, animais, crianças e pessoas alérgicas. Na dúvida, converse com um médico ou farmacêutico para outras orientações.