Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

Aumento na conta de luz requer medidas de economia nos condomínios

24/05/2023 Sindicon Comunidade

Reprodução

A partir de domingo, 28 de maio, a tarifa de energia em Minas Gerais vai subir 14,91%. O reajuste aplicado pela Cemig foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no dia 23 de maio.

A revisão tarifária periódica é feita a cada cinco anos, com base em dados das distribuidoras, como investimentos e custos operacionais. Segundo a Aneel, o que mais impactou o cálculo para o reajuste foram os custos de compra e transporte de energia.

A conta de luz é um dos itens que mais pesam na economia doméstica, principalmente no inverno, quando os banhos são mais longos e quentes.

Condomínios devem economizar - Para os condomínios o impacto vai ser proporcional ao uso de energia nas áreas comuns. Por isso, é bom cortar gastos no que for possível.

Os condomínios devem sempre preferir as lâmpadas de LED, por serem mais econômicas, e instalar sensores de presença nas áreas comuns. O síndico também deve contratar um especialista para verificar se não há nenhuma tomada mal instalada ou com fuga de energia e, claro, procurar e eliminar situações de risco de curto circuito. Atualizar a fiação e trocar tomadas antigas também pode ajudar a economizar.

Para as áreas de lazer e salão de festa, o condomínio também pode optar por eletrodomésticos com menos consumo na escala de A a E, dentro das normas do Inmetro. A classe "A" é a que menos gasta energia.

Os mais gastões - Se o prédio tiver piscina aquecida, pode buscar soluções para reduzir o consumo de energia. Uma delas é baixar a temperatura da água ou optar por tecnologias e equipamentos mais eficientes.

Outra dica é reduzir o uso dos elevadores fora do horário de pico. A não ser que essa medida prejudique o funcionamento de um edifício comercial bastante movimentado, diminuir o número de viagens gera uma grande economia, sem afetar significativamente a rotina do prédio.

“Essas são algumas sugestões. Cada síndico sabe o que mais aperta e como economizar despesas no condomínio. É importante que ele conscientize os condôminos sobre a necessidade de colaborar para que não haja aumento na taxa mensal. O que não pode é ficar com contas atrasadas e o saldo no vermelho”, diz o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz.

Outra dica importante é utilizar a energia solar para gerar eletricidade no condomínio. Com essa medida, dá para economizar até 95% na tarifa do condomínio. O Sindicon MG tem um convênio com a Cemig Sim para condomínios associados, que dá desconto de 22% na assinatura da energia solar. Conheça!

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento