Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

Segurança nos prédios: comida e encomendas têm que ser buscadas na portaria

18/01/2023 Sindicon Comunidade

Reprodução: iStock

Recentemente, têm sido relatados em diversos estados casos de conflitos entre moradores de condomínios e entregadores de comida por aplicativo. O mais frequente é que moradores não querem ir até a portaria buscar a encomenda e exigem que os motoboys subam até o apartamento. Por outro lado, os entregadores são orientados pelas próprias plataformas a não entrarem nos prédios. Eles também temem ter a moto furtada e atrasar a entrega dos demais pedidos se tiverem que entrar no condomínio. É nesse impasse que moram os desentendimentos.

Segundo o Sindicato dos Condomínios Comerciais, Residenciais e Mistos de Minas Gerais (Sindicon MG), não é recomendado pedir que o entregador suba, a não ser que a pessoa esteja absolutamente impedida de se locomover. “Até pela própria segurança do condomínio. A presença de pessoas estranhas dentro do prédio pode levar a situações de violência que são evitáveis se os condôminos respeitarem as regras da Convenção e tiverem o bom senso de buscarem a alimentação ou qualquer outra encomenda na portaria”, explica o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial Carlos Eduardo Alves de Queiroz.

Ainda segundo o presidente, os entregadores estão trabalhando e não devem ser vistos necessariamente com desconfiança. Por outro lado, é impossível garantir que todos os que querem acesso ao condomínio estão bem intencionados. “Aliás, muitos assaltos são realizados desta forma: o ladrão se passa por entregador, prestador de serviço ou visitante e aproveita a entrada facilitada para roubar os apartamentos”, ressalta Carlos Eduardo.

Além disso, é preciso que também os entregadores se atentem para cuidados como fechar o portão para evitar que ladrões entrem, por exemplo. Não é razoável esperar que quem está com pressa se preocupe com esses detalhes.

Por isso, a recomendação do Sindicon MG é que os síndicos reforcem nos condomínios que impedir a entrada de estranhos nos prédios (principalmente se não estiverem identificados ou se estiverem usando capacetes) é a principal medida de segurança para todos e deve ser colocada acima da comodidade.

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento