Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

O tempo seco chegou; é hora de cuidar dos telhados

25/04/2022 Sindicon Comunidade

Reprodução

O período de seca, que começa em meados de abril e vai até o início de setembro, é uma excelente oportunidade para que síndicos realizem todas as obras de manutenção e reparos necessários para que os prédios passem com tranquilidade pelo período chuvoso. Tomar essas medidas pode evitar uma série de transtornos e até danos graves que levam a desabamentos, como já foi observado tantas vezes em Belo Horizonte e no interior de Minas Gerais.

Entre os cuidados que devem ser tomados está a verificação minuciosa dos muros, fachadas e pisos para saber se existem trincas, fissuras ou rachaduras. O síndico também deve observar se há algum tipo de infiltração ou algum outro dano que comprometa a estrutura do edifício.

Mas um item importante que muitas vezes é negligenciado é o telhado. Por causa da localização, essa parte do prédio costuma ser esquecida. Acontece que, nos casos em que o telhado está com falhas, pode haver repercussões nos apartamentos logo abaixo e isso significa prejuízo para o condomínio. Por isso, a vistoria nas telhas é tão necessária.

Para essa tarefa, o síndico deve contar com a ajuda de um engenheiro perito em edificações. Muitos condomínios evitam a contratação desse profissional para conter gastos; no entanto, o Sindicon MG avalia que essa despesa é essencial e bem inferior se comparada ao montante gasto em caso de reparos de estragos advindos do mau tempo. Prevenir é sempre melhor que remediar.

O gestor deve ficar atento também a limpeza de calhas, ralos, bueiros e caixas de gordura. “O síndico deve ser bastante cuidadoso, porque se algum apartamento for danificado por falta de manutenção, a responsabilidade é do condomínio”, alerta o presidente do Sindicon, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz.

Caso seja detectado algum dano na estrutura que possa ser agravado pela chuva ou comprometer a estabilidade do imóvel, o conserto deve ser providenciado imediatamente, sempre com a orientação e supervisão do engenheiro e, caso necessário, da Defesa Civil municipal.

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento