Golpe da falsa visita técnica está de volta. Cuidado!

18/05/2021 Sindicon Segurança

A Net Claro voltou a alertar os assinantes de TV a cabo e internet que os técnicos não fazem visitas aos imóveis sem a solicitação do assinante.

O comunicado acontece diante do aumento de tentativa de golpes e fraudes eletrônicas ou não, durante a pandemia de coronavírus. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), somente no ano passado, as tentativas de ataques virtuais cresceram 80%.

Um dos meios mais utilizados pelos golpistas é o WhatsApp. Se passando por empresas, instituições públicas ou conhecidos, os criminosos buscam por informações pessoais para clonar o aplicativo e pedir dinheiro a terceiros usando o número da vítima.

No caso das operadoras de TV a cabo, os golpistas podem tentar confirmar a marcação de visita técnica que nunca foi solicitada ou ainda enviar fatura falsa para pagamento.

O síndico deve ficar atento a pessoas que procuram o condomínio para consertar um problema que não existe ou instalar pontos não solicitados, e alertar porteiros, demais funcionários e condôminos para não abrirem o portão nessas situações.

Como confirmar a identidade do prestador de serviço?

1. Pedir o nome do condômino que fez a solicitação do serviço antes de abrir o portão. Se o nome citado não corresponder a nenhum condômino, a chance de ser um criminoso tentando entrar no prédio é grande; o melhor é dispensar a pessoa e não abrir.
  2. Se o nome citado pelo prestador de serviço for realmente de um condômino, interfonar à unidade para confirmar a solicitação do serviço antes de abrir o portão.
  3. Exigir a identidade funcional do prestador de serviço e anotar a entrada e a saída dele do condomínio no livro de visitantes, se houver.
  4. Orientar o condômino que fez a solicitação a não deixar o prestador de serviço sozinho nas dependências do prédio. O condômino deve acompanhar toda a visita técnica e se certificar que a pessoa foi embora depois do serviço realizado.

Caso haja insistência ou violência por parte do criminoso ao tentar entrar no condomínio, é preciso chamar a Polícia Militar, pelo telefone de emergência, 190.