Incêndios em matas podem colocar condomínios em risco

08/10/2020 Sindicon Comunidade

Populares
Fogo consome mata do bairro Castelo

Moradores e síndicos de condomínios que ficam próximos a matas, parques ou que têm área verde dentro das suas dependências, devem ficar atentos durante o período de queimadas intensas em Minas Gerais. Cresceu o número de focos de incêndio nesses locais em 2020.

Em entrevista coletiva no dia 7 de outubro, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Edgar Estevo, disse que em áreas de não preservação ambiental, houve aumento de mais de 100% nas queimadas em relação ao ano passado. Nas áreas urbanas, esse índice subiu 66%. Infelizmente, segundo ele, “99% dos incêndios em matas são provocados pelo homem, intencionalmente ou não".

Um triste exemplo foi o que aconteceu no Parque Municipal Ursulina De Andrade Mello, no bairro Castelo, região da Pampulha, em Belo Horizonte, que é área de preservação ambiental. O incêndio que começou no dia 5 de outubro, não tinha sido completamente debelado até o dia 8, data do fechamento desta reportagem.

Na noite do dia 7 de outubro, outro foco de grandes proporções consumiu boa parte da vegetação da mata próximo à Cidade Administrativa, no Bairro Serra Verde, região norte de BH.

No caso do bairro Castelo, síndicos e moradores de condomínios próximos ao parque ajudaram os bombeiros a conter as chamas. O fogo tão próximo de casa assustou a jornalista Lina Rocha, que foi uma das voluntárias. Ela conta que a mata é o coração do bairro e por isso, recebeu com muita tristeza a notícia do incêndio. Com esse sentimento, os moradores começaram a ajudar. “Aqui no bairro tem um jornal, que é referência, que deu a notícia nas redes sociais em primeira mão. E os moradores começaram a ir para a mata para ajudar. E foi assim que eu também vi uma solicitação do jornal para levar água, alimento e isotônico para os bombeiros, que não sabiam quando poderiam ir embora. A gente começou a participar coletivamente. Os moradores começaram a usar as mangueiras dos próprios prédios para contribuir porque foram muitos focos. Foi uma mobilização muito bacana. A gente vê que a coletividade faz muita diferença", diz ela.

Em condomínios tão próximos a áreas verdes, como os de Nova Lima, Brumadinho e Lagoa Santa, por exemplo, e os que estão próximos a parques urbanos, como os do Castelo, síndicos e condôminos devem ficar atentos a algumas dicas relacionadas a incêndios: nunca jogar guimbas de cigarro no mato seco; não fazer fogueiras próximo à vegetação; não soltar fogos de artifício em direção à mata e acionar imediatamente os bombeiros pelo telefone 193 sempre que avistarem o menor sinal de fumaça.

Condomínios residenciais, comerciais ou mistos devem ter brigada de incêndio, que varia dependendo do tamanho e do número de pessoas em cada edificação. Veja aqui, a legislação completa..

Moradores do Castelo ajudam bombeiros a combater incêndio em parque

A brigada tem como função prevenir e combater casos de incêndio, explosão, vazamento de gás e outras ocorrências relacionadas ao fogo dentro dos condomínios. Os prédios também devem estar em dia com a manutenção dos equipamentos de segurança, como extintores de incêndio e portas corta-fogo.