Com mais gente em casa, é preciso economizar água

15/04/2020 Sindicon COVID-19

Reprodução

A pandemia do coronavírus forçou a população de todo o mundo a ficar em casa. O isolamento social é tido pelas autoridades de saúde como a forma mais eficaz de conter a transmissão do vírus e evitar adoecimento e mortes. Além disso, as pessoas devem lavar as mãos constantemente, especialmente se precisarem sair para ir à farmácia ou ao supermercado. Voltando da rua, também é recomendado que as roupas utilizadas sejam colocadas para lavar e que a pessoa tome um banho.

Todas essas ações demandam maior consumo de água. Para condomínios em que a rede hídrica não é individualizada isso pode ser um problema. Isso porque nem todo mundo se preocupa em economizar, fazendo com que a conta nesse período suba muito. “Atualmente há uma demanda maior natural pelo uso da água. Mesmo assim, é importante que os condôminos sejam sensibilizados pelos síndicos para usarem somente o necessário, sem desperdício”, afirma o presidente do Sindicon MG, Carlos Eduardo Alves de Queiroz.

O Igam – Instituto de Gestão das Águas de Minas Gerais - lançou algumas dicas para a economia de água durante a pandemia de coronavírus que podem ser aplicadas nas unidades e nas áreas comuns:

• Feche a torneira enquanto escova os dentes, ensaboa vasilhas e lava as mãos;
  • Tome banhos curtos e feche o chuveiro sempre que possível;
  • Não utilize a mangueira para limpeza de calçadas, veículos ou para regar as plantas (acrescentamos áreas privativas);
  • Use a descarga com consciência e não jogue papel higiênico no vaso sanitário.

Além disso, peça que os condôminos verifiquem nas unidades se há algum vazamento e, em caso positivo, providenciem o conserto. O Sindicon MG também recomenda a suspensão do uso das lavadoras de louça, sempre que possível, já que o consumo de água por esses aparelhos é muito elevado.

É importante lembrar aos moradores que a taxa de condomínio é rateio de despesas. Se as despesas sobem muito, a taxa também aumenta. Por isso, economizar água é essencial.