Coronavirus não é desculpa para preconceito

10/03/2020 Sindicon COVID-19

Reprodução

Pacientes com quadro confirmado de Covid-19 que não estejam em estado grave estão sendo orientados a ficar isolados em casa e de repouso até melhorarem. Eles também devem utilizar máscaras e adotar rigidamente a etiqueta respiratória: tapar a boca e o nariz com a dobra do cotovelo ao espirrar ou tossir; lavar as mãos com frequência ou desinfetá-las com álcool gel; e evitar levar as mãos à boca e aos olhos, principalmente se não estiverem limpas.

Muitos desses pacientes vivem em condomínios, mas isso não é motivo para pânico, muito menos preconceito. Nos últimos dias, têm surgido notícias de ofensas a orientais e italianos que vivem no Brasil. Os dois países estão em situação crítica por causa do coronavírus.

Entretanto, esse tipo de comportamento é absurdo e inaceitável. O novo vírus já está presente em praticamente todos os países do mundo. Além disso, os pacientes são vítimas da doença e devem ser tratados com respeito e consideração. “Xingamentos e agressividade contra estrangeiros ou pacientes com coronavírus são inaceitáveis e não devem ser toleradas dentro dos condomínios”, afirma o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz.

A melhor maneira de superar o preconceito é com informação. Clique aqui para saber mais sobre a Covid-19 e como se prevenir.