Jornal do Síndico

Coluna Sindicon MG

Condomínios com vias de acesso no seu interior devem ficar atentos para evitar acidentes

15/04/2018 Sindicon Geral

A imprensa deu amplo destaque no mês de março sobre uma briga de casal que terminou em tragédia em Indaiatuba. Uma mulher de 40 anos foi atropelada pelo próprio marido em frente a um condomínio de luxo no bairro Mosteiro do Itaici, em Indaiatuba (SP).

Gostaria de fazer um alerta sobre dos condomínios que possuem ruas no seu interior. As regras são as mesmas dentro destas unidades. Menores de 18 anos não podem de forma alguma conduzir veículos nestas vias, mesmo sendo dentro do condomínio.

Caso sejam flagrados ao volante pela polícia ou alguma autoridade de trânsito os pais ou responsáveis poderão responder criminalmente caso ocorra algum acidente. É importante observar também o limite de velocidade. No máximo 30/km por hora.

Como dentro dos condomínios circulam idosos e crianças, os veículos devem circular em baixa velocidade. Em caso de acidentes por excesso de velocidade, o responsável pode ser responsabilizado criminalmente. Dentro do condomínio também é proibido dirigir alcoolizado.

A orientação dada pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar é a de que os condomínios com mais de cinco vias de acesso tenham um projeto de trânsito aprovado pelos moradores. Esse projeto prevê espaço para estacionamento, sinalização e placas com limite de velocidade.

É importante que nas reuniões de condomínio os síndicos orientem os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados pelos motoristas nas áreas internas dos condomínios.

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento