Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

Janelas de ferro requerem atenção especial

01/11/2017 Sindicon Comunidade

Fazer a manutenção predial é uma das principais responsabilidades do síndico. Seja no período chuvoso ou de seca ou mesmo quando a estrutura apresenta algum dano, o síndico deve cuidar para que o edifício esteja no melhor estado possível. E isso inclui cuidados com as janelas.

Prédios antigos ainda têm janelas de ferro e elas precisam de atenção redobrada. O material, por si só já é sujeito a corrosões, mas com a exposição ao tempo, alternando entre sol e chuva, o desgaste pode acontecer mais rapidamente. A situação é perigosa, porque se uma janela dessa cair, pode até matar uma pessoa. “Tenho visto e conhecido alguns casos de janelas que despencaram ou estão quase lá. É preciso que os síndicos fiquem muito atentos e tomem atitudes para evitar que acidentes aconteçam”, alerta o presidente do Sindicon, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiróz.

Como trocar? - O primeiro passo do síndico de condomínio que tem janelas de ferro é verificar com frequência a aparência do material. Ele deve procurar por sinais de desgaste, como ferrugem, se a estrutura não está “esfarinhando” ao ser tocada e se a janela não está bamba. Caso apresente alguns desses defeitos, ele deve solicitar a troca o mais rápido possível.

Para isso, o síndico deve convocar uma Assembleia exclusivamente para esse fim e informar aos condôminos sobre a necessidade de troca das janelas. Ele deve apresentar três orçamentos, que serão votados na reunião e aproveitar a ocasião para que os condôminos escolham o modelo de janela que será colocado. É importante que se chegue a esse consenso para que não haja mudança na fachada. Na Assembleia também deve determinar a forma de pagamento e como o dinheiro vai ser arrecadado, com a deliberação de um valor para a taxa extra.

Responsabilidades - Neste ponto, é comum que o síndico encontre resistências de moradores, que não querem ter gasto, ainda mais em época de crise. “O síndico não pode se deixar levar pelas reclamações. Ele precisa conscientizar os condôminos sobre o perigo de ter uma janela de ferro danificada. Além disso, se algo acontecer porque ele não providenciou a troca, pode ser responsabilizado civil e criminalmente”, explica Carlos Eduardo.

Em alguns casos, os moradores podem tentar negociar o preço das janelas individualmente, mas o ideal é que todos paguem juntos, para que o síndico tenha mais controle do processo de mudança. Dependendo do tamanho do condomínio, os moradores podem fazer uma comissão para acompanhar as substituições.

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento