Sindicon participa de debate sobre segurança de elevadores

Com informações de Gabriel Amorim - CREA

11/05/2017 Sindicon Eventos

Divulgação

No dia 4 de maio de 2017 foi realizado o I Fórum de Elevadores de Minas Gerais, organizado pela Associação de Engenharia Mecânica e Indústria de Minas (Abemec-MG). O evento contou com a presença de representantes de diversos órgãos, como a Prefeitura de Belo Horizonte, Ministério Público, Ministério do Trabalho, Procon, Corpo de Bombeiros e empresas do ramo que debateram questões relacionadas a segurança de aparelhos de mobilidade vertical, principalmente elevadores, a partir da exposição dos principais pontos que geram controvérsias nesse tema.

Cerca de trinta pessoas estiveram presentes e analisaram questões como o Relatório de Inspeção Anual (RIA), a fixação de adesivos de segurança e o Livro de Ocorrências. Esses dois últimos, inclusive, foram os temas que suscitaram maior debate dentro do Fórum.

O presidente da Abemec-MG, engenheiro Ronaldo Chartuni Bandeira, destacou a importância do Fórum e comentou sobre as medidas que podem ser tomadas a partir desse debate: "Um dos itens principais visando a melhoria na segurança e na fiscalização é que saia desse encontro um documento que passe pela Câmera Especializada de Mecânica do Crea-Minas e seja encaminhado para a Prefeitura sugerindo algumas alterações nos procedimentos realizados atualmente", enfatizou Bandeira.

As principais recomendações discutidas no evento foram de realizar, por meio da PBH, uma contagem mais precisa dos elevadores, de modernizar o Livro de Ocorrências, e de retirar o selo de segurança anual. Visando atender melhor aos usuários a intenção é de que essa inspeção nos aparelhos seja feita mensalmente, resguardando assim a segurança de quem utiliza e reduzindo os riscos das empresas responsáveis.

O presidente do Sindicon, Carlos Eduardo Alves de Queiróz, falou sobre a necessidade de a PBH fiscalizar mais efetivamente os elevadores dos condomínios da cidade. Segundo ele, os imóveis pagam uma taxa para esse fim, mas não se sabe quantos engenheiros são destacados para essa função. “Se os elevadores continuam caindo, para onde vai o dinheiro da taxa de fiscalização?”, questiona.

Além de organizar e promover o encontro, a Abemec-MG está em processo de elaboração de uma cartilha que visa orientar usuários e técnicos em questões relativas a segurança do transporte vertical. A edição da Abemec reúne 74 elementos que podem ser adequados nos equipamentos e se baseia na cartilha da Associação Europeia de Elevadores (ELA).

Veja mais sobre o evento aqui