Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

Cuidado com a segurança dos condomínios no período de férias

17/12/2016 Sindicon Segurança

No fim de ano e em janeiro, é grande o fluxo de pessoas que deixam as casas para viajarem no tempo livre, deixando os condomínios praticamente vazios. Para evitar dissabores na volta, algumas atitudes preventivas são importantes.

Antes de viajar, o síndico deve fazer uma verificação completa nos sistemas de monitoramento do prédio para saber se as câmeras, cercas elétricas e alarmes estão funcionando corretamente. Se não estiverem, ele deve acionar a empresa responsável para fazer os reparos necessários. “Já aconteceram casos de síndicos que viajaram e tiveram que interromper o divertimento porque o sistema de segurança deu pane. É preferível verificar antes a ter essa dor de cabeça em plena folga”, alerta o presidente do Sindicon, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiróz. Ele deve checar, ainda, se os portões eletrônicos estão funcionando, bem como o sistema de iluminação.

Ao mesmo tempo, os porteiros devem ser orientados a ficarem atentos à movimentação na rua, especialmente em locais muito desertos. É preciso alertar também os moradores mais idosos sobre o perigo de abrir o portão sem ter certeza de quem está tocando o interfone. Por não escutarem direito ou por inocência, muitos abrem as portas para pessoas mal intencionadas sem perceberem.

Cuidado ainda, com entregadores de presentes e comida. Os moradores nunca devem deixar que prestadores de serviço desconhecidos vagueiem pelo prédio sozinhos. Não são raros casos de furtos de lâmpadas ou outros objetos por maus profissionais. Também é recomendável que o morador que vá viajar deixe um telefone de contato com um vizinho de confiança que for ficar em casa para que ele possa ser avisado sobre algum incidente.

Em todos os casos, é importante que o prédio mantenha um contato direto com a Polícia Militar, que deve ser acionada sempre que o condômino perceber alguma movimentação estranha.

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento