Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

Crianças em condomínio – segurança em primeiro lugar

11/10/2016 Sindicon Comunidade

Pique-esconde, corrida, gargalhadas e até algumas brigas. Quem mora ou administra um condomínio com muitas crianças sabe que quando elas se reúnem é muita brincadeira, em qualquer lugar e a qualquer hora. Por isso, é preciso que o síndico e os pais fiquem atentos para evitar acidentes e conflitos.

A regra mais importante é nunca deixar as crianças brincando sem supervisão. Principalmente em condomínios com piscina e sala de ginástica, que são um atrativo à curiosidade. São vários os casos de crianças que se afogaram por causa de um minuto de descuido do responsável. Por isso, além da presença de um adulto, é preciso que o condomínio estabeleça uma forma de controle do acesso a esses locais. “Eu sempre recomendo que a área da piscina e a sala de ginástica fiquem trancadas, com a chave na portaria. Somente um adulto pode pegá-la. Assim, evita-se que crianças sozinhas tenham acesso a locais não seguros”, recomenda o presidente do Sindicon, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiróz.

Garagem - Outro ponto essencial é proibir a presença das crianças na garagem. Infelizmente, ocasionalmente acontecem casos de crianças atropeladas por motoristas que não as viram enquanto manobravam na vaga; às vezes, os próprios pais são os responsáveis, abalando uma família. Além disso, brincadeiras com bolas, patins ou patinetes, por exemplo, podem danificar os carros e causar atrito entre vizinhos. Por isso, o síndico deve deixar a proibição clara no Regimento Interno e emitir avisos e notificações sempre que houver desobediência. “Garagem não é playground e pode ser um lugar bem perigoso”, afirma o presidente do Sindicon.

Janelas – Já dentro das unidades, os pais devem se certificar de criar o ambiente mais seguro para os filhos. Entre as medidas mais importantes está a proteção das janelas. No último domingo, dia 8 de outubro, uma criança de apenas três anos morreu ao cair da janela do oitavo andar, enquanto estava sem a supervisão da mãe. Para evitar tragédias como essa, é preciso colocar grades ou telas resistentes nas janelas (respeitando o padrão da fachada do prédio) e nunca deixando ao alcance cadeiras, sofás, escadas ou outro objeto que os pequenos possam escalar para chegar à janela.

Comemoração – Em prédios com muitas crianças, o 12 de outubro costuma ser comemorado. A prática é saudável e aconselhável, porém é preciso observar algumas regras.

O dinheiro do Fundo de Reservas nunca pode ser usado para festas; neste caso, é necessário fazer um rateio específico entre as unidades que vão participar da celebração.

No caso de contratação de brinquedos, é necessário que o síndico procure empresa especializada, recomendada e com materiais em condições ideais. O mesmo cuidado vale para os brinquedos do prédio. Periodicamente, o síndico deve contratar manutenção para que não haja pontas enferrujadas ou partes quebradas que comprometam a segurança e a saúde dos pequenos. “Caso contrário, o condomínio pode responder por negligência”, conclui Carlos Eduardo.

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento