Verão é época de combate a pragas urbanas nos condomínios

Nesta época, formigas, baratas e até escorpiões invafem os prédios. Dedetização é medida de controle e higiene

21/01/2015 Sindicon Comunidade

No verão, os condomínios devem ter cuidado redobrado para evitar o aparecimentos das pragas urbanas, tão comuns nesta época. Formigas, baratas, cupins e até escorpiões podem ser vistos se esgueirando pelos cantos, normalmente próximos a lotes com mato alto, depósitos de lixo e locais com entulhos, como madeiras velhas, pneus e garrafas jogados.

Esses pequenos insetos não só incomodam, mas também podem provocar doenças trazidas pelas patas do lixo; sem falar que uma ferroada de um escorpião pode até matar.

Por isso, é importante que os síndicos promovam a dedetização dos condomínios pelo menos uma vez por ano. Dependendo de onde o prédio está localizado, a recomendação é de que a dedetização seja feita de seis em seis meses.

Para isso, é preciso que o síndico procure uma empresa experiente e competente. “Para saber qual empresa contratar é preciso buscar referências com outros síndicos”, orienta o presidente do Sindicon, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiróz.

O síndico também deve saber esclarecer a importância da dedetização para os condôminos. Muitas vezes, há resistência nos prédios à aplicação do inseticida, ao mesmo tempo em que há reclamação por causa do aumento das baratas, por exemplo. Normalmente não há necessidade de aprovação da dedetização em assembleia, mas dependendo do orçamento, essa consulta é necessária.