Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

Como organizar festas juninas no condomínio

As comemorações podem acontecer nos prédios, desde que atendam às regas da CC e RI

22/06/2016 Sindicon Comunidade

É tempo de festas juninas e julinas e muitos condomínios têm o desejo de enfeitar as áreas comuns e até promover quadrilhas, se houver espaço. Celebrar São João é uma tradição antiga e bem vinda, mas, como tudo mais em uma coletividade, deve respeitar as regras da Convenção do Condomínio e do Regimento Interno para evitar conflitos.

De maneira geral, seja a festa promovida pelo condomínio ou por um condômino, todos devem ser avisados com antecedência pelos meios utilizados normalmente pelo síndico. Assim, quem não for participar da festa, pode se programar para fugir do barulho.

E falando em barulho – um dos maiores problemas atualmente nos prédios –, em qualquer horário, deve-se ter bom senso em relação aos decibéis da festa. Mesmo durante o dia, há pessoas que querem descansar, trabalhar, estudar ou tem bebês ou idosos doentes em casa; por isso, é preciso ter consideração com todos os que não vão participar das festividades. Isso vale tanto para o som quanto para o volume das vozes.

Já para quem pretende contratar uma banda, vale lembrar que é preciso verificar a necessidade de licença do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), que arrecada os direitos autorais das músicas executadas publicamente e paga os artistas responsáveis por elas. Então, cuidado para não desobedecer a regra.

Outro cuidado muito importante é com relação a fogos de artifício e fogueiras. Áreas comuns e salões de festa não são lugares para isso e muitas convenções e regimentos proíbem. Para os condomínios em que as regras são omissas, vale novamente o bom senso. Não se deve fazer nada que coloque a segurança do edifício e moradores em risco.

Por fim, com relação ao pagamento da festa, não se deve utilizar recursos do condomínio, a não ser que haja autorização da Assembleia, convocada especificamente para este fim. Caso contrário, condôminos que vão participar do evento devem fazer um rateio à parte.

Seguindo todas as regras do condomínio, a festa junina pode ser um bom divertimento e uma ótima maneira de promover a boa convivência entre os vizinhos.

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento