Segurança no condomínio

Em época de compras e férias, é preciso proteção para o prédio e para cada unidade

17/12/2015 Sindicon Segurança

O fim de ano esta chegando e as pessoas se preparam para as compras de Natal e viagens de férias. Nesta época, mais do que nunca, é preciso se preocupar com segurança.

Em Belo Horizonte tem acontecido muitos casos de assaltos a apartamentos. Em novembro, o presidente do Sindicon, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiróz, já havia alertado para o aumento nos casos de arrombamento na Pampulha..

Agora, surgem casos de pessoas vítimas dos próprios vizinhos ou prestadores de serviço. Nessas situações, pessoas mal intencionadas observam o movimento nos apartamentos e colaboram com os bandidos, que entram no prédio sem arrombamento e sem violência, conseguindo, inclusive, driblar os sistemas de segurança.

Por isso, é preciso vigilância e cuidado. Evite fazer alarde com compras e não permita que pessoas desconhecidas entrarem no seu apartamento, ainda que sejam vizinhos. Se receber prestadores de serviço, não os deixe sozinhos e não deixe objetos de valor à vista. E se for viajar, suspenda entrega de jornais e avise apenas ao síndico ou a um parente sobre o período em que vai estar fora.

Para o Sindicon, o ambiente de confraternização e a boa convivência devem ser incentivados no condomínio. Felizmente, os casos de crime são em menor quantidade do que as boas histórias de solidariedade e ajuda mútua; portanto, as dicas são para a proteção de todos.

Para saber como se proteger de arrombamentos confira todas as dicas da Polícia Militar.