Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

Cuidado com as crianças em tempos de isolamento social

20/04/2020 Sindicon COVID-19

Reprodução

A morte de uma criança de um ano que se afogou na piscina do condomínio onde morava com os pais em Uberaba, no Triângulo Mineiro, em meados de abril, levanta a necessidade de se ficar ainda mais atento à segurança dos pequenos durante a pandemia de coronavírus.

Além de cuidar da saúde de meninas e meninos, adotando todas as regras de higiene e isolamento recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pais e responsáveis devem se atentar para outras “armadilhas” dentro dos apartamentos e nas áreas comuns.

Para começar, enquanto estiverem em vigor os decretos de isolamento social, as áreas comuns dos prédios devem ficar fechadas. Isso inclui piscinas, quadras, salões de festas, playgrounds e academias. Essa regra já facilita o controle dos pais e dos síndicos, e não deve ser quebrada. “É para o próprio bem de todos e preservação da vida”, explica o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz.

Garagem - Outro ponto essencial é proibir a presença das crianças na garagem. Infelizmente, ocasionalmente, acontecem casos de crianças atropeladas por motoristas que não as viram enquanto manobravam na vaga; às vezes, os próprios pais estão ao volante, abalando para sempre toda a família. Além disso, brincadeiras com bolas, patins ou patinetes, por exemplo, podem danificar os carros e causar atrito entre vizinhos. Por isso, o síndico deve deixar a proibição clara no Regimento Interno e emitir avisos e notificações sempre que houver desobediência. “Garagem não é playground e pode ser um lugar bem perigoso”, afirma Carlos Eduardo.

Janelas – Já dentro das unidades, os pais devem se certificar de criar o ambiente mais seguro para os filhos. Entre as medidas mais importantes está a proteção das janelas. É preciso colocar grades ou telas resistentes (respeitando o padrão da fachada do prédio) e nunca deixando ao alcance cadeiras, sofás, escadas ou outro objeto que os pequenos possam escalar para chegar à janela.

Produtos de limpeza e objetos cortantes - Os responsáveis pelas crianças também devem se certificar que produtos de limpeza, cosméticos e remédios não estejam ao alcance de meninas e meninos. A intoxicação por substâncias perigosas é um dos mais frequentes acidentes domésticos registrados com crianças. O gás deve estar sempre fechado e facas, canivetes e armas de fogo devem ficar em locais bem seguros. Cuidado também com o álcool, líquido ou em gel. A substância é inflamável e após esterilizar as mãos, não se deve mexer com fogo.

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento