Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

MG tem primeiro caso de Coronavírus confirmado; saiba como proteger seu condomínio

10/03/2020 Sindicon COVID-19

Reprodução

Minas Gerais confirmou nesta semana (08/03), o primeiro caso de coronavírus. Trata-se de uma mulher de 47 anos, moradora de Divinópolis, que esteve na Itália. Ela e a família estão em isolamento em casa para evitar transmitir o vírus para outras pessoas. Entretanto, a secretaria de saúde do município acompanha outros quatro casos suspeitos e a secretaria estadual monitora outros passageiros do vôo em que ela voltou para o Brasil.

As medidas são preventivas para evitar que o coronavírus se espalhe de maneira sustentada no estado. Ao todo, até o dia 10/03, eram 213 casos em investigação em Minas.

Já a população, deve fazer a sua parte. A Covid-19 é uma gripe, muito semelhante à influenza. Apesar de menos mortal que o H1N1 e a Sars, o vírus se espalha muito rapidamente e, por isso, as pessoas devem adotar a etiqueta respiratória que inclui: tapar a boca e o nariz com a dobra do cotovelo ao espirrar ou tossir; lavar as mãos com frequência ou desinfetá-las com álcool gel; e evitar levar as mãos à boca e aos olhos, principalmente se não estiverem limpas.

Nos condomínios, esses cuidados devem ser tomados nas áreas comuns e ambientes fechados, como salão de festas e elevadores.

Os síndicos devem orientar a equipe da faxina a caprichar na limpeza das áreas comuns e dos equipamentos. Usar água sanitária ou cloro, álcool e muita água e sabão. Especialmente os elevadores, se possível, devem ser limpos mais de uma vez por dia, assim como corrimões, maçanetas e outras superfícies em que há muitos toques por pessoas diferentes. Os condomínios, principalmente comerciais, também podem deixar um dispenser com álcool gel na entrada dos elevadores, para estimular os visitantes a desinfetarem as mãos antes de tocarem nos paineis do elevador ou entrar em contato com quem trabalha nos andares.

A proteção a porteiros, faxineiras, zeladores, seguranças e outros profissionais que lidam com o público também é importante, mas sem pânico. Veja o vídeo abaixo com explicações do subsecretário de vigilância em saúde, Dario Ramalho.

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento