Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

14º Dia do Síndico já tem data marcada e as inscrições estão abertas

05/11/2018 Sindicon Legislação

Dr. Carlos Eduardo fala para auditório cheio
Dr. Carlos Eduardo fala para auditório cheio no Dia do Sindico de 2017

Como tornar a gestão do condomínio mais eficiente? É a essa questão que as palestras da 14ª edição do Dia do Síndico vão tentar responder. Neste ano, os temas predominantes dizem respeito às mudanças na legislação trabalhista, registro de documentos, direitos e deveres dos funcionários e proteção do condomínio.

Um dos destaques é a palestra que vai tratar sobre a contratação se seguros para o prédio. Não são poucos os casos de condomínios que sofrem prejuízos com chuva forte, acidentes, incêndios em apartamentos ou estabelecimentos comerciais, como lanchonetes e restaurantes. O consultor de seguros e inspetor de riscos, Sérgio Murilo Toledo, vai falar sobre os tipos de cobertura, o que acontece no caso de um sinistro que seguradora se recusa a cobrir e quais as responsabilidades do síndico na contratação do seguro. “As pessoas fazem o seguro mais básico, mais barato, achando que está coberto e quando precisa, não está. Assim, quando acontece um sinistro, as pessoas acusam a seguradora de não honrar o contrato. Esse é um dos casos que vou esclarecer”, conta Sérgio.

Outro tema importante a que será tema de palestra é a cobrança condominial. Em tempos de crise, muitos prédios registram aumento na inadimplência, prejudicando as contas. Por isso, o advogado do Jornal do Síndico de São Paulo e integrante da Comissão de Direito Condominial da OAB-SP, Thiago Natalio de Souza, virá especialmente para o evento. Ele vai explicar como o síndico pode lidar com a situação no dia a dia e quais penalidades podem incidir sobre os inadimplentes. “O objetivo é trabalhar o ponto de vista prático e os aspecto jurídicos da cobrança condominial. Também vou esclarecer as principais dúvidas do dia a dia, facilitando assim, para o síndico, a melhor tomada de decisão”, afirma o advogado.

Os temas das outras palestras são: preenchimento e procedimento de registro de atas, e-Social, funções, obrigações e direitos dos funcionários dos condomínios e energia solar.

Segundo o presidente do Sindicon MG, um dos realizadores do Dia do Síndico, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz, os temas deste ano foram escolhidos para orientar os síndicos sobre as novidades na legislação trabalhista e aspectos importantes da gestão que às vezes são desconhecidos ou negligenciados. “As palestras estão focadas para otimizar a gestão do síndicos. Vamos falar de economia de custos, novas leis e relações trabalhistas, que são assuntos importantes e que os síndicos têm que conhecer a fundo”, comenta Carlos Eduardo.

De acordo com o diretor do Jornal do Síndico, Márcio Paranhos, parceiro do Sindicon MG, o Dia do Síndico é uma oportunidade para valorizar os gestores dos condomínios. “Milhares de síndicos e síndicas já compareceram ao evento nesses quase 15 anos de realização. O Dia do Síndico tem por finalidade, valorizar a função e prestar uma homenagem a quem dedica parte de seu tempo a um bem comum. O evento é uma confraternização entre síndicos e síndicas de Belo Horizonte e Região Metropolitana”.

O Dia do Síndico também vai oferecer café da manhã, almoço e sorteio de brindes.

Serviço

14º Dia do Síndico

Data: 01/12

Horário: De 8:30hs às 17hs

Local: Hotel Mercure Lourdes - Avenida do Contorno, 7.315, Lourdes

Inscrições: 3337-6030 (vagas gratuitas e limitadas para condomínios em dia com as contribuições junto ao Sindicato)

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento