Jornal do Síndico

Coluna Sindicon MG

Síndicos devem ficar atentos aos “gatos” de energia

15/05/2017 Sindicon Geral

Quero fazer um alerta de um problema cada vez mais recorrente, e que se agravou por causa da crise. As ligações clandestinas, prática conhecida por “gato”, é um crime e os responsáveis podem ser punidos. Os síndicos devem ficar atentos. Caso a Cemig constate alguma ligação deste tipo saindo da energia do prédio, o condomínio pode ser penalizado.

Sugiro que o condomínio contrate um profissional especializado em energia para fazer uma vistoria no prédio. Todas as instalações devem ser verificadas, uma espécie de varredura. Além da identificação de possíveis gatos, esse profissional pode descobrir se há algum fio desencapado, o que pode provocar um curto circuito, o que é um risco para todo prédio.

Outra forma de o síndico identificar se há ligação clandestina é observar a média mensal de consumo de energia do condomínio. Se ocorrer um aumento significativo de um mês para o outro, é um sinal de alerta. A dica é chamar o profissional.

Além de ser crime previsto em lei no artigo 155 do Código Penal, com pena que pode variar de um a quatro anos de reclusão ou multa, o responsável pelos “gatos” pode levar um choque ao ter contato com a rede elétrica. Sugiro que nas reuniões de condomínio os síndicos alerte sobre esses riscos.