Jornal do Síndico

Coluna Sindicon MG

Cuidados simples podem ajudar a aumentar a segurança dos condomínios

15/04/2017 Sindicon Geral

Tenho ressaltado em nossas conversas sobre a importância da instalação nos prédios de câmeras de vídeos, alarmes, sensores de presença e cercas elétricas. Mas isso não é suficiente para barrar os casos de violência, furtos e roubos cada vez mais constantes em nosso meio. É importante que os moradores, usuários e colaboradores dos condomínios reforcem as medidas de prevenção, atitudes simples.

Uma das dicas, antes de sair do apartamento ou da sala, é verificar se as janelas estão fechadas e as portas bem trancadas. Recentemente, no Bairro Sion, na Região Sul de Belo Horizonte, um homem batizado de “homem- aranha” escalou o prédio e entrou em um apartamento pela janela, mas antes escalou as paredes. Se as janelas estivessem fechadas, o bandido não teria entrado.

Antes de sair do prédio verificar também se o portão das garagens e da portaria dos prédios foram fechados. Os outros cuidados são os de nunca dar informações para estranhos, além de pedir aos porteiros para anunciar pelo interfone os nomes dos visitantes, e só depois disso, autorizar a entrada.

No início da conversa eu falei das janelas, quero fazer um alerta sobre isso! Quem não tem grade nas janelas, e pretende reforçar a segurança, deve consultar o síndico primeiro. Algumas convenções têm regras para isso, com um padrão de material. Em alguns casos é preciso convocar uma assembleia para discutir o assunto.

Quero aproveitar esse espaço para informar que o Sindicon vai promover, em parceria com a Assciação de Engenharia Mecânica e industrial de Minas Gerais (ABEMEC -MG), simpósio para discutir medidas para melhorar a segurança do transporte vertical (elevadores, escadas rolantes e plataformas para portadores de necessidades especiais). O evento será no dia 4 de maio na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas).