Jornal do Síndico

Coluna Sindicon MG

Os cuidados com a febre maculosa nos condomínios

15/10/2016 Sindicon Geral

Os casos de febre maculosa registrados neste ano em Minas Gerais, especialmente em Belo Horizonte, é motivo de muita preocupação para todos nós. Os síndicos devem ficar atentos. É importante contratar uma empresa especializada em dedetização de carrapatos, transmissor da doença. Os donos dos cães devem aplicar, na mesma época da dedetização, remédios para eliminar carrapatos e demais pragas.

Tenho notado aumento no número de cães e gatos nos condomínios, e devemos cobrar dos donos cuidados para evitar transtornos para os demais condôminos. A dedetização deve ser realizada pelo menos uma vez por ano. A aplicação de um veneno para eliminar esse tipo de praga nas aéreas comuns do prédio é importante. O cão que foi até a região da Pampulha, onde foram registrados os casos de febre maculosa, pode ter sido picado pelo carrapato estrela, transmissor da doença.

É importante que os síndicos orientem os donos de animais a tomar cuidado na hora de transportar os animais pelas aéreas comuns do condomínio. Nos elevadores eles devem tomar cuidados para que os cães não encostem nas pessoas. Isso evita que o carrapato passe para quem está usando o elevador. Lembrando que a dedetização pode eliminar também as pulgas.

E por último, quero lembrar que as vagas para o Dia do Síndico, que acontece no dia 26 de novembro no Hotel Mercure, são limitadas. É importante fazer a inscrição, mas para participar é preciso estar em dia com as obrigações sindicais. Informações pelo telefone 31-3337-6030.